Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

CENTRAL DO BRASIL

Ação coletiva busca na justiça reparação para vítimas da tragédia em São Sebastião (SP)

Sem medidas estruturais, risco de novo desastre é alto, comenta a defensora pública Patrícia Oliveira

19.fev.2024 às 20h35
São Paulo (SP)
Redação

Deslizamentos de terra no bairro de Juquehy, em São Sebastião em fevereiro de 2023. - NELSON ALMEIDA / AFP

Em 19 de fevereiro de 2023, fortes chuvas causaram enchentes e deslizamentos em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, e deixaram 64 mortos. Após um ano da tragédia, nesta segunda-feira, movimentos populares denunciaram a situação atual em manifestações nas cidades de São Paulo e de São Sebastião.

Além da denúncia de descaso do poder público com os atingidos pela tragédia, a manifestação prestou solidariedade às famílias. Segundo os movimentos e os sobreviventes afetados, direitos não são garantidos e promessas não foram cumpridas. 

Para falar sobre o tema, o programa Central do Brasil desta segunda-feira (19/02) conversou com a defensora pública de São Paulo que atua na região, Patrícia Oliveira. 

Com a tragédia, todas as pessoas que eventualmente perderam as suas residências, foram abrigadas provisoriamente. 300 famílias encontram-se em Bertioga e 58 famílias na Vila de Passagem na Topolândia, centro de São Sebastião, além daqueles que estão em gozo do aluguel social ou em outros locais. 

De acordo com a defensora, algumas famílias ainda enfrentam dificuldades no cadastro e recebimento de moradias como as entregues nesta segunda-feira pelo governo do estado de São Paulo. "A partir disso a Defensoria Pública já tem uma ação em andamento para garantir a entrega das atrações de forma gratuita. Inclusive, a gente pediu alguns ofícios para entender porque todas as famílias ainda não foram contempladas nesse cadastro por parte da CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo]."

Oliveira salientou ainda que o município de São Sebastião corre riscos de ter uma nova tragédia anunciada. Um novo estudo para mapear os locais mais vulneráveis ainda não foi concluído. "São Sebastião possui mais de 21 áreas de risco. Já eram de risco antes da tragédia e tiveram um agravamento, passando para áreas de risco 3, que é alta, e risco 4, que é muito alto, em diversos bairros da costa sul."

Há uma dívida histórica do município com inúmeros bairros de São Sebastião com relação à infraestrutura, avaliou a defensora. "Esses bairros não contam com o fornecimento de água tratada, nem esgoto, nem obras de drenagem, que possam pelo menos minimizar os impactos de fortes chuvas." 

Até o momento, a Vila Sahy conta com sirenes, o que pode não ser suficiente a depender do volume da chuva, aponta Oliveira. "Há outros bairros também afetados que não tiveram o mesmo investimento com relação a essas medidas estruturais", complementa.

Ainda não houve uma ação efetiva com relação aos danos psicológicos ou oferecimento de serviço de atendimento médico das famílias para superarem os traumas gerados pela tragédia, revelou Oliveira. "A Defensoria Pública ajuizou uma ação coletiva que visa responsabilizar o município de São Sebastião pelos danos de décadas de falta de infraestrutura na região, para que as famílias possam ser indenizadas por danos morais, sociais e também psicológicos, através de uma reparação financeira, que não é a única forma de reparação, mas pelo menos é um primeiro caminho para a responsabilização do município."

Assista agora ao programa completo:

E tem mais!

Saúde nos EUA 

Nos Estados Unidos, CEOs da indústria farmacêutica tiveram que responder no Senado a uma pergunta simples: por que os medicamentos são tão mais caros no país do que no resto do mundo? 

PIB da China 

Em 2023, a economia da China teve um dos maiores crescimentos em comparação com as principais economias do Norte Global.

Editado por: Matheus Alves de Almeida
Tags: chuva em são sebastiãosão sebastião
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Camilo Santana anuncia financiamento de cursinhos populares em SP em ato que denunciou desmonte do ensino

Escalada de tensão

‘Trump vive da polarização’, diz professor sobre repressão a imigrantes nos EUA

Barco capturado

Itamaraty diz que ativistas sequestrados por Israel estão bem, mas destino é incerto, afirma coordenadora

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Encontros abertos debatem melhorias na rede de assistência social do Recife

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.