em são paulo

Cinemateca apresenta curtas em sessão para marcar Dia Nacional de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas

Data é celebrada em 20 de fevereiro; filmes serão exibidos gratuitamente na quarta-feira (21)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Sessão de curtas-metragens será realizada nesta quarta-feira (21) - Divulgação / Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, realiza nesta quarta-feira (21) a sessão especial "Dia da Visibilidade Transmasculina", que apresentará quatro curtas-metragens realizados por e sobre pessoas transmasculinas. A sessão, gratuita, começa às 19h, com distribuição de ingressos uma hora antes, e acontece na Sala Grande Otelo, na sede da Cinemateca, na zona centro-sul da capital paulista.

Os filmes têm propostas variadas. A programação contará com Belize, de Lu Hiroshi, apresentado pelo autor como "um retrato de um pouco da minha vida e da minha luta e resistência". O curta foi vencedor de dois prêmios no Festival DIGO, o primeiro Festival ligado a Diversidade de gênero do Centro Oeste do país.

Tailor, de Calí dos Anjos, também faz parte da mostra nesta quarta. O documentário de animação conta a história do personagem que dá nome ao filme, um cartunista transgênero que compartilha na internet as experiências de outras pessoas trans e os desafios encarados no dia a dia.

O terceiro filme apresentado será Capim Navalha, de Michel Queiroz. O curta conta as histórias de Gustavo e Gaé, dois homens trans que "vivem, habitam e re-existem" na Chapada dos Veadeiros, interior de Goiás. A programação terá ainda Preciso Dizer que Te Amo, de Ariel Nobre, documentário sobre a resiliência e a luta contra o suicídio entre as pessoas trans. 

O Dia Nacional de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas é celebrado no dia 20 de fevereiro desde 2015 – data em que foi realizada a primeira edição do Encontro Nacional de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas, evento que discutiu linhas de atuação para o ativismo dessa população.

Serviço:

Sessão Especial – Dia da Visibilidade Transmasculina
Cinemateca de São Paulo – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, São Paulo (SP)
Quarta-feira, 21 de fevereiro 
Início da sessão às 19h; distribuição de ingressos a partir das 18h

Edição: Rodrigo Durão Coelho