Acidente

Mina de ouro desaba na Venezuela e autoridades falam em 25 mortes

Segundo o governo local, local é de difícil acesso; equipes conseguiram retirar apenas alguns dos trabalhadores

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Caminhões transportam primeiros resgatados do deslizamento - Pableysa OSTOS / AFP

Uma mina de ouro desabou nesta nesta terça-feira (20) em La Paragua, na Venezuela, a 750 quilômetros de Caracas. Segundo o prefeito da cidade de Angostura, Yorgi Arciniega, ao menos 25 pessoas morreram e 100 ficaram soterradas no acidente. 

No entanto, em entrevista à CNN, o secretário de Segurança Cidadã do Estado de Bolívar, Edgar Colina Reyes, disse que, até o momento, só foi possível confirmar dois mortos e dois feridos e que espera conseguir chegar ao local para fazer uma declaração oficial. 

À AFP, Reyes disse que as buscas já começaram. "A Força Armada Nacional Bolivariana, bombeiros da Defesa Civil e órgãos de segurança cidadã estão embarcando para nos deslocarmos até a região por via aérea e fazer uma avaliação real da situação", disse. 

Leia também: Desafio da nova embaixadora brasileira na Venezuela será condenar sanções e 'manter neutralidade', diz especialista

O deslizamento foi registrado às 15h (horário local) na mina de Bulla Loca. O local é de difícil acesso e, por isso, equipes de resgate conseguiram retirar apenas algumas pessoas do local e não conseguem precisar o número de mortos e feridos. Segundo o jornal venezuelano TalCual, a mina começou a funcionar na metade de 2023 de maneira ilegal e tinha cerca de 35 metros de profundidade.

Os feridos foram levados para o hospital da capital do estado de Bolívar, Ciudad de Bolívar. No local trabalhavam 200 pessoas, segundo estimativas do governo.

Leia também: 'Hecho en Comuna': plataforma digital visa expandir alcance da produção comunal na Venezuela

Esse é o terceiro incidente envolvendo minas venezuelanas em quatro meses. Em dezembro de 2023, uma mina ilegal na região de San José de Wadamapana cedeu. No incidente, 12 pessoas morreram e uma ficou desaparecida. Um deslizamento em 12 de novembro foi registrado em outra mina venezuelana, mas não houve mortes.

*com informações da AFP

Edição: Thalita Pires