DE QUINTA A SÁBADO

Pepe Mujica, Stedile, Francia Márquez e outras lideranças populares latino-americanas se reúnem em Foz do Iguaçu

Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos começa nesta quinta (22) e vai até sábado (24)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

A vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, e o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica - Pacto Histórico e Ricardo Stuckert/PR

Mais de 1.500 ativistas e líderes de organizações políticas, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos se reúnem em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O evento acontece de 22 a 24 de fevereiro e tem entre as presenças confirmadas a vice-presidenta da Colômbia Francia Márquez e o ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica.

“Vamos nos reunir com todas as organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos possíveis para conversar e intercambiar sobre os problemas comuns da ‘Nuestra América’ e dos caminhos para o futuro. Por cima das diferenças que possamos ter, temos um conjunto de interesses comuns. Aí em Foz do Iguaçu, onde se juntam as fronteiras, vamos juntar a esperança”, declara Pepe Mujica sobre o encontro.

Outros líderes políticos já confirmados são João Pedro Stedile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Brasil; Rafael Freire, secretário geral da Confederação Sindical das Américas (TUCA); Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Brasil; Juan Grabois, líder da Frente Pátria Grande e pré-candidato nas últimas eleições presidenciais na Argentina; Mariel Fernández, prefeita de Moreno, na província de Buenos Aires, Argentina; Bernadette Esperança, da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres; Karin Nansen, presidente da Amigos da Terra Internacional; e muitos mais.


Evento acontece no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Rua Jardim Alegre esquina com a Avenida das Cataratas) / Divulgação

Desde o ano passado, movimentos populares e sindicatos da região vêm organizando esse grande encontro para debater os rumos da política regional e construir unidade em torno de uma plataforma político-programática para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, bem como as universidades Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Programação

O momento mais importante da Jornada é na sexta-feira (23 ), às 19:30, quando acontece um ato político-cultural com as autoridades de governos e dirigentes de movimentos populares. O evento terá transmissão ao vivo pelos canais de YouTube dos organizadores.

A programação também inclui conferências centrais, nas manhãs dos dois primeiros dias, sobre a crise global do capitalismo e as ameaças à soberania dos povos, e os desafios da integração na América Latina e no Caribe. À tarde, haverá grupos de trabalho simultâneos, cujo objetivo é reunir experiências e propostas relacionadas à integração com base em grandes eixos temáticos.

A programação noturna incluirá um evento cultural em solidariedade a Cuba, no dia 22, e um festival latino-americano no dia 23. O dia 24 está reservado para o retorno das delegações.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Rua Jardim Alegre esquina com a Avenida das Cataratas).

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini