AUDIOVISUAL

Principal festival de cinema no Brasil de países do Mercosul abre inscrições

Evento acontece de 23 a 27 de abril de 2024 em Bagé (RS), Sant'Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Inscrições vão de 19 de fevereiro a 15 março de 2024, para curtas, animações e longas concluídos ou em desenvolvimento - Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, evento que se consolida como principal janela audiovisual do Mercosul em território brasileiro.

Curtas e longas podem ser inscritos gratuitamente de 19 de fevereiro a 15 março de 2024, na plataforma do Festival no FilmFreeway. Os links de inscrição e regulamento estão na bio do Instagram @festivaldafronteira e no site festivaldafronteira.com.br.

No ano passado, com o tema "Profundo Brasil Profundo", o encontro aconteceu entre o final de novembro e dezembro. Já no encerramento do evento de 2023, os organizadores manifestavam o desejo de promover o Festival da Fronteira mais cedo neste ano, ainda no primeiro semestre. Assim será: acontece de 23 a 27 de abril de 2024, igualmente nas cidades de Bagé (RS), Sant’Ana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai).

Importante lembrar que o evento é realizado com sessões abertas ao público e conta com premiações, debates e homenagens. As principais atrações são sediadas no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, importante patrimônio de Bagé.

A Mostra Competitiva Internacional de Curtas-metragens, a Competitiva Regional (para o RS, com 50% reservada a produções da fronteira Brasil-Uruguai) e a Mostra de Animação aceitam filmes com duração de até 15 minutos. A Mostra Competitiva Internacional de Longas recebe títulos ibero-americanos ou de países de língua portuguesa.

No III Sur Frontera WIP LAB serão aceitos exclusivamente projetos de longa-metragem (ficção, documentário e híbrido) para realizadores brasileiros e de países latino-americanos. São duas as categorias: Work In Progress (WIP), para projetos em fase de finalização; e Laboratório (LAB), para projetos em fase de desenvolvimento.


Novas artes do talentoso Leo Lage para a identidade visual deste ano, sempre tendo São Sebastião como símbolo do evento. O santo mártir é padroeiro de Bagé, cidade conhecida como Rainha da Fronteira! / Foto: Divulgação

Haverá uma taxa de inscrição para os candidatos do mercado Sur Frontera, com valores promocionais até 26 de fevereiro. Dez talentos serão selecionados: três na categoria WIP e sete na categoria LAB. Os escolhidos vão participar de uma programação de quatro dias, que inclui consultorias coletivas e individuais com tutores, reuniões de negócios com players, pitching, seminários, além de hospedagem e alimentação.

Os renomados Carla Esmeralda, idealizadora do Laboratório Novas Histórias, e Walter Tiepelmann, coordenador e programador do Work In Progress do Festival de Málaga, seguem na curadoria do III Sur Frontera WIP LAB, juntamente com o roteirista Alessandro Engroff.

No anúncio liberado pela organização na segunda-feira (19) não foi confirmada a continuação da curadoria dos longas, o número de filmes a serem exibidos em competição e os nomes dos responsáveis pela seleção dos curtas. Outra questão que carece de confirmação é o patrocinador master deste ano.

Na edição passada, foram selecionados 12 longas, um grande número para uma única mostra, tamanha a qualidade dos concorrentes. Sobre a seleção de curtas, é normalmente encabeçada por Frederico Ruas, antigo parceiro de empreitadas do diretor do evento, Zeca Brito. O patrocínio da última edição ficou a cargo da Claro.

O XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira tem produção de Anti Filmes e Maristela Ribeiro Produções. Realização da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura e Associação Pró Santa Thereza. O evento tem apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul). 


Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko