Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Volta às aulas em São Leopoldo tem show de Papas da Língua e palestra de Leandro Karnal 

Cerca de 30 mil alunos retornam para as 50 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (21)

21.fev.2024 às 15h44
Porto Alegre
Redação

Palestra de Karnal reuniu mais de 1500 pessoas - Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL

Milhares de estudantes retornam para as salas de aula nesta quarta-feira (21), na cidade de São Leopoldo, Vale dos Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para recepcionar a comunidade escolar a prefeitura realizou na terça-feira (20), uma palestra com o professor, escritor e historiador leopoldense Leandro Karnal, e na segunda-feira (20) um show com a banda gaúcha Papas da Língua e a Escola de Samba Império do Sol. 

:: Professores e servidores protestam durante discurso de Eduardo Leite na Assembleia gaúcha ::
 
"Que alegria voltar à minha cidade e falar para colegas sobre um tema que me entusiasma", iniciou Leandro Karnal, na abertura da palestra “Educação para o futuro: esperançar é preciso”. A atividade que deu início ao ano letivo reuniu mais de 1.500 professores e professoras da rede municipal, no Auditório Padre Werner (Unisinos) em duas sessões.  

Durante pouco mais de uma hora, Karnal falou sobre a profissão de ensinar, comportamento, saúde física e mental, entre outros. Seus ensinamentos, em alguns momentos, se entrelaçaram às suas histórias com a cidade. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) com apoio do SESC São Leopoldo.


 
“É sempre muito bom começar o ano escutando pessoas experientes e da casa, como é o caso do Karnal. Esta acolhida especial é um presente para este início de ano. Só temos a agradecer a oportunidade de ouvir as palavras dele, que é uma sumidade em educação no Brasil e que tem o nosso respeito”, destaca a professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otília Carvalho Rieth Cristine Inês Steffen. 

:: Nova roupagem do Escola Sem Partido é criticada no Legislativo gaúcho ::

“Importante refletirmos sobre os valores da escola. Que ela não é apenas um lugar para ensinar as operações matemáticas, gramática, um conteúdo em si. Mas que é um lugar também para abordar valores que auxiliem na transformação da sociedade, pois a escola é um microcosmos da sociedade. Acho que quando a escola e nós professores conseguimos ter esta consciência, sabendo dos desafios, que somos seres humanos e que também temos os nossos defeitos, entendemos o nosso papel e promovemos a semente da mudança nos estudantes e no meio social como um todo”, reflete o professor e coordenador do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Nerer), Carlos Pereira. 

Celebração 

Já na segunda-feira (19), mais de 2 mil pessoas, entre professores, equipes diretivas e trabalhadores da rede municipal de educação e escolar conveniadas, reuniram para ouvir a banda Papas da Língua, atração artística principal da abertura festiva do ano letivo, no Museu do Trem. Assim como uma apresentação da Escola de Samba Império do Sol. 

“Depois de um ano de muito trabalho e repleto de grandes conquistas, tudo isto foi preparado para realizar um momento muito especial e dar as boas-vindas, iniciando o período letivo que chega. Esta ação é uma forma de agradecimento e de prestígio. Vamos retornar às aulas com muito alto astral”, declarou o secretário de Educação, professor Ricardo Luz.  
 
Fundada há quase três décadas em Porto Alegre, a banda Papas da Língua tem inúmeros sucessos, sendo destaque nacional e internacional, com diversas de suas músicas em trilhas sonoras de novelas. 

"Acho maravilhoso. A gente precisa desse encontro, desse acolhimento. Rever os colegas, até que estão em outras escolas, ter a oportunidade de se encontrar, de compartilhar algumas vivências. Dá uma energia em se sentir abraçada nesse momento e fortalece a rede de ensino", declara Rosecler Dias Pereira, professora da Escola Municipal João Goulart.


Papas da Língua / Foto: Thales Renato Ferreira/PMSL

Investimentos

Cerca de 30 mil alunos retornam para as 50 escolas da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (21). Antes disso, logo depois do encerramento do ano letivo de 2023, a prefeitura e a Smed programaram uma série de reformas e qualificação de espaços em 31 escolas da rede municipal. Foram investidos R$ 2,1 milhões em acessibilidade, conforto, segurança e regulamentação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). Outros R$ 16 milhões serão destinados durante o ano letivo em ações e programas de educação. 

“Temos uma visão de que o mundo que queremos construir, melhor a cada dia, passa efetivamente pela escola, pela educação”, disse o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, representando o prefeito Ary Vanazzi no evento. “Estive no período de férias com o professor Ricardo visitando reformas em escolas que estavam sendo feitas na parte estrutural, pois o governo precisa garantir uma escola de qualidade”, reforça. 

* Com informações da Comunicação da Smed. 


 

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

FOLIA ATIVISTA

RivoTrio: o bloco que transforma a cidade por meio da arte e da luta antimanicomial

COMPROMISSOS

Relações entre Brasil e África estão na agenda de Lula nesta semana

ARTIGO

Sem orçamento público? Que taxem as grandes fortunas!

CLIMA

Cheias no Amazonas deixam 20 municípios em situação de emergência e outros 37 em alerta

Saúde Mental

18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial: a batalha que não acabou

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.