G20 no Brasil

G20: Rússia quer expansão do Conselho de Segurança da ONU só para países em desenvolvimento

Chanceler russo observou que seis dos membros do Conselho de Segurança são aliados dos EUA

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, participa de reunião no Conselho de Segurança da ONU - Timothy A. Clary / AFP

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, declarou nesta quinta-feira (22) que o país defende a expansão do Conselho de Segurança da ONU, mas somente para países da África, Ásia e América Latina. A fala ocorreu durante entrevista coletiva à imprensa russa na reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro. 

De acordo com o chanceler, o Conselho de Segurança precisa ser reformado, eliminando a "sub-representação dos Estados em desenvolvimento". 

"Em conexão com a reforma das estruturas de governança global, muitos participantes abordaram a reforma do Conselho de Segurança. Também expressamos a nossa posição, que é a de que o Conselho de Segurança precisa ser reformado, eliminando a principal injustiça: a sub-representação dos países em desenvolvimento", disse o ministro. 

"Atualmente, dos 15 membros do Conselho de Segurança, seis representam aliados dos EUA, quase todos atuam a partir das posições ditadas por Washington. Portanto, quando decidirmos, no plano prático, sobre a questão da expansão do Conselho de Segurança da ONU, apoiaremos exclusivamente representantes da Ásia, África e América Latina", acrescentou. 

O ministro russo, Serguei Lavrov, disse também que a mesma posição é assumida por muitos outros países, "que compreendem a inaceitabilidade de não só manter, mas também expandir a super-representação dos países ocidentais desproporcional à sua contribuição real para a política mundial". 

"Como já observei, toda a política do Ocidente é determinada por Washington, todos os demais a executam obedientemente, o que observamos em diversas direções", completou o chanceler.

A reforma da governança global é um dos temas prioritários da presidência brasileira no G20, junto com o combate à mudanças climáticas e a criação de uma aliança global contra a fome e a pobreza. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho