violência

Operações em favelas do Rio deixam ao menos 7 mortos e milhares sem escola nesta terça-feira (27)

Polícia alega que tenta prender chefes da facção responsável pelas recentes disputas territoriais no estado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Mais de 20 mil estudantes da rede municipal ficaram sem aula por conta da ação policial - Reprodução

Desde as primeiras horas desta terça-feira (27), operações conjuntas das polícias Civil e Militar acontecem simultaneamente em favelas do Rio de Janeiro, com foco nos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte, além de outras comunidades da região metropolitana dominadas pelo Comando Vermelho.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar (PMERJ), o objetivo da ação é capturar lideranças da "facção criminosa que promove a maior parte dos conflitos armados e tentativas de expansão territorial" na capital e no interior do estado.

Pelo menos 7 pessoas morreram em confronto com a polícia e 3 foram presas, de acordo com a última atualização da PMERJ. Dois PMs ficaram feridos: um do Batalhão de Choque (BPChq) e outro do 3º BPM (Méier).

Um vídeo nas redes sociais mostra moradores carregando corpos no Complexo do Alemão. Os dois homens que foram socorridos por populares e levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região não resistiram.

Durante a madrugada, policiais fizeram cerco em diversas favelas para tentar prender chefes da maior facção criminosa do Rio, que seriam responsáveis pelas recentes disputas territoriais e conflitos armados no estado. Até a última atualização desta reportagem, o balanço parcial de apreensões da PM havia sido de 7 fuzis, 3 pistolas, 8 rádios comunicadores e 2 veículos roubados.

Leia mais: PM mata jovem durante protesto contra operação policial na favela da Maré (RJ)

Outras comunidades como as do Flexal (Inhaúma), Engenho da Rainha, Juramentinho e Ipase (Vicente de Carvalho), Guaporé, Tinta e Quitungo (Brás de Pina e Cordovil) também são sendo alvos de operações nesta terça (27). Moradores da Maré relataram que policiais avançaram a pé na comunidade. 

Sem aula

A operação também afetou milhares de alunos, já que as escolas fecharam por conta dos tiroteios. Mais de 20 mil estudantes da rede municipal ficaram sem aula, segundo informou o portal g1 com dados da Secretaria Municipal de Educação. Ao menos 62 unidades de ensino não puderam abrir nesta terça (27):

Complexo da Maré: 24 escolas e 8.140 alunos.

Complexo da Penha: 16 colégios e 4.894 crianças.

No Complexo do Alemão: 20 unidades e 7.185 estudantes.

Morro do Trem: 2 escolas e 342 alunos.

*Com informações do g1

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita