TRÊS POR QUATRO

'Futuro de Bolsonaro está vinculado ao destino político da extrema direita', afirma Genoino

Ex-presidente segue mobilizando base eleitoral mesmo sendo investigado em três inquéritos ao mesmo tempo

Ouça o áudio:

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) falou em passar 'uma borracha no passado' e pediu anistia aos golpistas dos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro - Nelson Almeida/AFP
A extrema direita é maior do que ele, não em termos de gente, mas é maior em termos de conteúdo

O ato bolsonarista realizado em São Paulo no dia 25 de fevereiro mobilizou milhares de apoiadores do ex-presidente. O episódio desta semana do podcast Três por Quatro, produzido pelo Brasil de Fato, discutiu quais são as perspectivas de futuro de Bolsonaro e da extrema direita no Brasil.

"Ele [Bolsonaro] está vinculado com o destino político da extrema direita", afirmou no programa o ex-presidente do PT e deputado constituinte, José Genoino. "Agora, é claro que a extrema direita é maior do que ele, não em termos de gente, mas é maior em termos de conteúdo."

O cientista político Joselicio Junior, doutorando em mudança social e participação política na USP e ex-presidente estadual do PSOL-SP, apontou que o ex-presidente apresentou "certa resiliência" na manifestação. "O Bolsonaro chama para si o protagonismo das ruas", comentou. 

O Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP calculou que cerca de 185 mil pessoas estavam na avenida durante o pico do protesto. Para José Genoino, "alguém que coloca a quantidade de pessoas que ele colocou na rua, sem sombra de dúvida, mostra o fôlego".

Atualmente, Bolsonaro está sendo investigado em cinco inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Além da suposta tentativa de golpe de Estado, ele também está envolvido no caso das milícias digitais, na possível fraude no cartão de vacina e na suspeita de venda de joias da presidência.

"Dependendo da natureza da investigação conduzida pelo Alexandre Morais e pela Polícia Federal, ele pode sair enfraquecido ou não. De qualquer maneira, essa base social golpista vai continuar existindo", comentou Genoino.

O ex-presidente do PT alerta que é preciso ter "cuidado com a torcida". "O processo tem que ser consistente, respeitando o direito de defesa, o devido processo legal, a consistência das provas e o contraditório. Nós não podemos dar qualquer contexto para ele se vitimizar".

Democracia (in)abalada 

O Três por Quatro discutiu também o aniversário dos atos golpistas nas sedes dos três Poderes. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o "Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal reforçam o compromisso com a Constituição do Brasil". Para o presidente, a democracia segue "inabalada e fortalecida".

Genoino, no entanto, discorda. "A democracia no Brasil está sendo abalada. O passado só passa se você analisá-lo, quando ele não passa é porque ele fica acobertado e se alimentando na incubadora", comentou. "Lula tem se negado na sua experiência em enfrentar esse debate." 

Para Joselicio Junior, a sociedade civil tem que tensionar as instituições, que "precisam pensar num processo mais horizontal de participação política social de políticas públicas, que garantam um processo de desenvolvimento, mas como é que você vai fazer isso sem mobilização social?"

Eleições municipais em SP

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi uma das figuras políticas que estiveram no ato pró-Bolsonaro, que aconteceu na avenida Paulista, na região central de São Paulo. 

Depois de muita indecisão, o gestor parece ter oficializado sua aproximação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se aliando à extrema direita na disputa à eleição da Prefeitura de São Paulo, em outubro deste ano.

"São Paulo é uma expressão do quanto que o jogo está sendo jogado. Porque se de um lado o estado de São Paulo ainda é um polo de expressão da extrema direita, na cidade de São Paulo isso é um pouco mais confuso", comentou Joselício.

O especialista afirma que, apesar do atual prefeito estar mais ligado ao centrão, "ele está sendo empurrado pra extrema direita". O especialista diz ainda que, “Nunes tem uma bucha, porque ele tem a obrigação da reeleição. [...] E tem uma candidatura muito forte do outro lado”

Confira a conversa completa no Três por Quatro desta semana. Os episódios são lançados toda sexta-feira pela manhã, com discussões sobre os principais acontecimentos e a conjuntura política do país.

 

Edição: Thalita Pires