saúde pública

Distrito Federal deve ter redução do casos de dengue em abril, estima Secretaria de Saúde

Segundo a Pasta, casos de dengue no DF devem se estabilizar em razão da sazonalidade da doença

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Distrito Federal chegou ao registro de 120.625 casos prováveis da dengue - Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

O Distrito Federal chegou ao registro de 120.625 casos prováveis da dengue de 1º de janeiro até segunda-feira (4/3), conforme dados do novo boletim epidemiológico divulgado pela pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O número da confirmação óbitos em decorrência da dengue chegou a 78 desde o início do ano, além de outros 84 em confirmação.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que até a segunda quinzena de março, os casos de dengue no DF devem se estabilizar, em razão da próprio da sazonalidade da doença. Assim, a Pasta espera redução de casos em abril.

Foram cerca de 20 mil casos na última semana, quando foi divulgado o registro de 100.558 mil casos. A taxa de incidência da doença é classificada como alta em 28 das 35 regiões Administrativas. Por ordem de incidência, foram registrados mais casos em Brazlândia, seguida por Estrutural, Varjão, Sol Nascente/Pôr do Sol, Santa Maria, Ceilândia, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I, Gama, Arapoanga, Itapoã, Riacho Fundo I, Candangolândia, Sobradinho II, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Cruzeiro, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Lago Norte, Planaltina, Samambaia Plano Piloto, Água Quente, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e SIA.

Vacinação

A partir desta terça-feira (5), adolescentes de 12, 13 e 14 anos também poderão se vacinar contra a dengue em unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). São 81 salas de vacinação com equipes preparadas para receber este público. Crianças de 10 e 11 anos também continuam a ser atendidas.

Para a vacinação, pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação da criança ou adolescente e a caderneta de vacinação. Caso a pessoa tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.

Todas que tomarem a primeira dose devem retornar a um local de vacinação 90 dias depois para receber a segunda dose. 

Cliquei aqui para saber os locais e horários de vacinação no DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva