novas regras

Inscrições para o Fies estão abertas até a próxima sexta (15); saiba como concorrer

A partir de agora, alunos de baixa renda poderão financiar até 100% do valor da faculdade

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

São oferecidas mais de 112 mil vagas para financiamentos em instituições de todo o país - Agência Brasil

Estão abertas até a próxima sexta-feira (15) as inscrições para a seleção 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece um total de 112.168 vagas para financiamento de curso superior em faculdades e universidades particulares e tem novas regras voltadas à população de baixa renda.

A partir desta seleção, já está valendo o Fies Social. Pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo (ou seja, renda familiar de até R$ 706 por pessoa) poderão financiar até 100% dos valores cobrados pelas instituições de ensino.

O Ministério da Educação (MEC) reservou 50% das vagas para o Fies Social que, na prática, vai permitir que estudantes oriundos das famílias mais pobres paguem pela graduação só após a formatura. Até este ano, não havia financiamento de 100% dos valores.

Como se inscrever

As inscrições, que foram abertas nesta terça-feira (12), devem ser feitas por meio da página do Fies no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Para acessá-la, basta clicar aqui. Para se inscrever é preciso ter uma conta gov.br.

Em mais uma novidade deste processo seletivo do Fies, cada estudante poderá escolher até três opções de cursos. Até o último ano, era necessário que os cursos escolhidos pertencessem a uma mesma área de ensino. Do total de vagas oferecidas, 67.301 são para estudantes que começarão a estudar já no primeiro semestre letivo.

Edição: Nicolau Soares