CONFLITO

Rússia repele tentativa de invasão territorial; Ucrânia ataca ao menos nove regiões com drones

Prédio da prefeitura da cidade de Belgorod foi atingido e quatro pessoas ficaram feridas

Brasil de Fato | São Petesburgo (Rússia) |
Prédio da prefeitura de Belgorod atingido por um drone ucraniano, 12 de março de 2024 - AFP

A Ucrânia realizou uma ofensiva nesta terça-feira (12) com drones contra alvos na Rússia e tentou invadir o país em uma incursão repelida pelo exército russo que causou a morte de pelo menos 100 combatentes ucranianos, segundo Moscou.

O amplo ataque de drones aconteceu em nove regiões russas. Alguns dos alvos foram direcionados a refinarias e depósitos de petróleo. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, 25 drones foram destruídos ou interceptados nas regiões de Moscou, Leningrado, Belgorod, Kursk, Bryansk, Tula e Oryol. Governadores de Nizhny Novgorod e Voronezh também relataram ataques de drones durante a madrugada. 

Em particular, um drone atingiu o prédio da prefeitura da cidade russa de Belgorod, que faz fronteira com a região leste da Ucrânia. De acordo com as autoridades locais, quatro pessoas ficaram feridas.

"Em Belgorod, um veículo não tripulado inimigo colidiu com o prédio da administração da cidade. Há duas vítimas: uma mulher foi ferida por estilhaços, a segunda recebeu choque de bomba. As vítimas estão recebendo todos os cuidados médicos necessários", declarou o governador da região, Vyacheslav Gladkov, em seu canal no Telegram.

Posteriormente, o governador informou que outras duas pessoas também haviam sido feridas no ataque.

O chefe da administração de Belgorod acrescentou que o drone caiu no saguão de entrada do prédio. Suas janelas foram quebradas e a fachada danificada.

Invasão

Além dos ataques de drones, as cidades de Belgorod e Kursk, ambas fronteiriças com a Ucrânia, foram palco de artilharia entre as forças russas e grupos militares pró-Ucrânia, que alegaram que teriam realizado incursão na fronteira da Rússia. 

Grupos como Legião da Liberdade da Rússia e o Corpo de Voluntários Russos, formações russas que lutam ao lado das forças ucranianas e são classificadas pelo Kremlin como "organizações terroristas", buscaram romper as fronteiras as regiões de Kursk e Belgorod. Moscou nega que as formações de sabotagem pró-Ucrânia tenham adentrado no territórios russo. 

O Ministério da Defesa russo confirmou que "após intenso bombardeamento de alvos civis", houve tentativa de "invadir simultaneamente o território da Federação Russa em três direções" com o apoio de tanques e veículos blindados de combate. A pasta acrescentou que "não houve violações da fronteira do Estado" e que o inimigo "sofreu perdas significativas".

O Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) afirmou que mais de 100 combatentes de "formações armadas ucranianas" foram mortos na fronteira russo-ucraniana.

A região de Belgorod passou a ser um constante alvo de ataques ucranianos e a região russa mais atingida diretamente pela guerra. O maior ataque a Belgorod desde o início da guerra na Ucrânia foi em 30 de dezembro de 2023, que resultou em 25 pessoas mortas, incluindo cinco crianças. Mais de 100 pessoas ficaram feridas.

Edição: Rodrigo Durão Coelho