cultura popular

Bloco cultural Fuá de Seu Estrelo é reconhecido como patrimônio imaterial do Distrito Federal

Grupo perpetua tradição candanga do samba pisado e teatro de terreiro; proposta segue para sanção de Ibaneis Rocha (MDB)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Figura de Seu Estrelo no Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro - Pedro Rocha

Fuá de Seu Estrelo, bloco cultural com raízes no cerrado, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal na terça-feira (12). A votação, vencida com unanimidade dos 19 representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (CONDEPAC-DF), aconteceu na Biblioteca Nacional. Agora, a proposta segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). 

Para Tico Magalhães, capitão do grupo, o reconhecimento é um passo importante para a continuidade de Seu Estrelo. O bloco é responsável por perpetuar uma tradição verdadeiramente brasiliense e candanga, com o samba pisado e o teatro de terreiro.

"Hoje é dia de Festa! Ter o Fuá de Seu Estrelo como Patrimônio reforça nossa luta. Acho que é uma peça fundamental para a construção de nossa cultura popular. Esse reconhecimento amplia o olhar sobre as nossas expressões culturais e permite o entendimento de que a cultura popular tem que se criar. Festejamos cada conquista: hoje foi o Fuá de Seu Estrelo, amanhã vamos lutar pelo Centro Tradicional de Invenção Cultural, o nosso espaço, a escola que mantém o próprio grupo, que reforça a ideia de continuidade e permite a formação de novas gerações", celebrou Tico. 

A reunião foi aberta ao público e presidida pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes. A votação aconteceu após a leitura do parecer do antropólogo, técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e membro do Conselho, Rodrigo Ramassote. 

O especialista sugeriu não apenas a inscrição do Fuá de Seu Estrelo no Livro de Registro de Formas de Expressão, mas também no Livro de Registro dos Lugares, no qual são inscritos os espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas. No entanto, o CONDEPAC-DF decidiu pelo desmembramento do pedido, e a segunda inscrição será votada posteriormente. 


Centro Tradicional de Invenção Cultural / Webert da Cruz

"Isso foi deixado para um momento posterior porque o Conselho julgou que precisávamos de um aprofundamento maior em relação à questão fundiária do espaço físico onde o grupo se apresenta e se manifesta. Esse desmembramento tem o objetivo de trazer maior segurança jurídica, evitando a possibilidade de questionamentos sobre o Registro no Livro de Expressões, e, posteriormente, no Livro de Registros de Lugares”, explicou o Subsecretário de Patrimônio Cultural, Felipe Ramón.

O ponto de encontro do grupo é o Terreiro do Centro Tradicional de Invenção Cultural no Setor de Embaixada, na 813 Sul. O Fuá de Seu Estrelo tem como origem o "Mito do Calango Voador" e representa o Cerrado por meio do real e do imaginário em seus festejos e apresentações teatrais. 

Mãe Baiana de Oyá, líder religiosa e Coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), acompanhou a reunião e destacou que o grupo também é parte da cultura afro-brasileira

"O Fuá de Seu Estrelo é aquela estrela que brilha nas ruas, em suas apresentações. Este Patrimônio Imaterial é de Seu Estrelo, precisa ser, porque nós abraçamos essa expressão. Brasília abraçou Seu Estrelo. É um grupo que traz alegria, inclusão e educação, é um grupo que já está enraizado na cidade. Eu, inclusive, reconheço Seu Estrelo como parte de nossa cultura afro-brasileira. Quando a gente vê Seu Estrelo passando na rua, a gente lembra muito de nosso sagrado também”, comentou.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino