ARTES CÊNICAS

Festival de teatro 'Porto Alegre em Cena' terá homenagens a Zé Celso Martinez

Entre os dias 13 e 24 de março acontece segunda etapa da 30ª edição do festival

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Zé Celso no filme Máquina do Desejo - Reprodução

Depois de realizar uma primeira etapa em setembro de 2023, o Porto Alegre Em Cena conclui sua 30ª edição oferecendo intensa programação entre 13 e 24 de março. Após apresentar 19 espetáculos em 22 apresentações, neste mês o festival volta com mais oito produções nacionais e internacionais, em 14 apresentações. Além disso, serão realizadas homenagens a Zé da Terreira e Zé Celso Martinez e uma série de atividades gratuitas como mostra de cinema, oficinas, ciclo de painéis e cortejo artístico.

Entre as atrações internacionais estão artistas da África do Sul, Cabo Verde e Bolívia. Da África do Sul virá O Circo Preto da República Bantu, em montagem que expõe o legado violento e vergonhoso dos zoológicos humanos, populares na sociedade ocidental entre os anos 1870 e 1960. A artista Albert Ibokwe Khoza investiga o efeito do olhar imperial e colonial sobre os corpos negros, como se manifesta hoje e como pode ser remediado.

Já a performance multidisciplinar imersiva, interativa e futurística <Tx[@]be/t_a | |=* (Txabeta), é o terceiro capítulo de uma série de solos do cabo-verdiano Djam Neguin, que vem pensando sobre a identidade de seu país com olhar atento às insinuações dos avanços tecnológicos e do capitalismo degenerativo, um termo utilizado pelo autor. O Teatro de Los Andes, da Bolívia, retorna ao Em Cena com Un Buen Morir - del amor y otras iluminaciones, uma obra teatral repleta de surpresas e poesia. FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O, um trabalho em conjunto entre a Companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, e o Teatro de Los Andes, reforça esta linha curatorial.


Espetáculo boliviano Un Buen Morir / Foto: Alejandro Loayza Grisijpg

O Coletivo Ocutá (SP) apresenta sua adaptação para o palco do romance O avesso de pele, de Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário em 2021. O musical Brenda Lee e o Palácio das Princesas, traz a história de Brenda Lee, chamada de o "anjo da guarda das travestis", ativista que fundou a primeira casa de apoio para pessoas com HIV/AIDS do Brasil. A peça venceu o prêmio APCA de Melhor Espetáculo Teatral de 2022.

Homenagem a Zé da Terreira e Zé Celso Martinez

Uma das iniciativas de destaque é o Circuito Evoé, em homenagem à trajetória de dois grandes artistas do teatro que partiram em 2023: Zé da Terreira e Zé Celso Martinez. A atividade se propõe a ser um cortejo Dionisíaco pela valorização das artes cênicas brasileiras. A partir de vivências com o Teatro Oficina Uzyna Uzona, de São Paulo, e os grupos Coletivo Teatro da Crueldade e Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela de Porto Alegre, será elaborado um cortejo que sairá pelas ruas da cidade celebrando a memória dos homenageados.

Os encontros para a realização deste espetáculo performático ocorrem de 15 a 19 de março, das 9h às 12h30, na Casa de Cultura Mario Quintana e Estúdio Stravaganza. Os ensaios gerais serão nos dias 20 e 21 na Quadra da Banda da Saldanha, a partir das 9h, com duração indeterminada. O Circuito Evoé ocorre no dia 22 de março a partir das 17h em local a ser determinado e as inscrições para quem quiser integrar essa atividade podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/mTRaQFtHeJTr5yfi9 

Programação paralela

Ainda na programação do 30º Porto Alegre Em Cena está o Projeto Educativo. Serão seis atividades para público escolar (professores e alunos da rede pública estadual e municipal) e quatro para público adulto, artistas amadores, profissionais e interessados. As informações e inscrições estão disponíveis em https://www.portoalegreemcena.com/programaeducativo.

A Mostra Petrobras/Porto Alegre em Cena Zé Celso Martinez Corrêa, ocorre nos dias 21, 23 e 24 de março, na Cinemateca Capitólio, com entrada gratuita (sujeita à lotação da sala). Dedicada à vida e obra de Zé Celso Martinez Corrêa, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro, conta com curadoria de Marcelo Drummond, seu companheiro por muitos anos, e inclui obras que destacam a trajetória e os trabalhos do Teatro Oficina Uzyna Uzona, bem como filmes raros que mostram a colaboração entre Zé Celso e Celso Luccas em Portugal após a Revolução dos Cravos, e em Moçambique durante as comemorações que seguiram à independência.


Zé Celso no filme Máquina do Desejo / Reprodução

Já os Diálogos do Porto Alegre em Cena promovem três painéis com inscrições gratuitas que ocorrem entre os dias 14 e 18 de março, trazendo temas como diferentes modos de governança de festivais pelo Brasil, a trajetória do teatro oficina e a importância do teatro de grupo e um painel voltado à Seleção Petrobras Cultural. A participação nas atividades ocorre mediante inscrição prévia, pelo link  www.portoalegreemcena.com/programacao.

O Ponto de Encontro Petrobras/Porto Alegre em Cena mantém a tradição do festival em promover um espaço de trocas e celebração entre artistas, técnicos e público. Após a programação diária de espetáculos teatrais, o Espaço Cultural 512 recebe uma série de apresentações musicais e sarau literário.

O 30º Porto Alegre em Cena é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Petrobras, com patrocínio master de BB Asset, patrocínio Itaú e Zaffari, apoio especial de Soprano, apoio de TVE e FM Cultura, AACCMQ, CCMQ, Theatro São Pedro, Multipalco/Gov Estado RS, Cinemateca Capitólio, CHC Santa Casa, Sated RS, Master Hoteis, Clube do Assinante, RBSTV e Sinergy. A coordenação e produção são da Voz Cultural e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, PUCRS, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Programação de teatro

Ingressos de R$ 5,00 a R$ 60,00

Venda de ingressos na plataforma Guichê Web e no Campus PUCRS (Av. Ipiranga, 6681 – Saguão do Living 360° – Prédio 15 – Em frente à PUCRS Store, de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h).

O Circo Preto da República Bantu
13 de março (quarta) - 19h
14 de março (quinta) - 19h - sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 50 min - Classificação Indicativa: 18 anos
Teatro Oficina Olga Reverbel

Fronte[i]ra Fracas[s]o
15 de março (sexta) - 20h
16 de março (sábado) - 20h - sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 90 min - Classificação Indicativa: 14 anos
Teatro Renascença

Área Suspensa
17 de março (domingo) - 20h
Duração: 40 min - Classificação Indicativa: Livre
Teatro Renascença

Un Buen Morir
18 de março (segunda) - 20h
19 de março (terça) - 20h - sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 60 min - Classificação Indicativa: 12 anos
Teatro CHC Santa Casa

Brenda Lee e o Palácio das Princesas
19 de março (terça) - 20h
20 de março (quarta) - 20h - sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 120 min - Classificação Indicativa: 12 anos
Theatro São Pedro

O Avesso da Pele
20 de março (quarta) - 20h - após o espetáculo, acontece debate com Jeferson Tenório, diretora e elenco do espetáculo. Mediação de Thiago Pirajira
21 de março (quinta) - 20h - sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 90 min - Classificação Indicativa: 14 anos
Salão de Atos da PUCRS

<Tx[@]be/t_a | |=* Txabeta
23 de março (sábado) - 19h
24 de março (domingo) - 19h - sessão com Libras e Audiodescrição
Duração: 50 min - Classificação Indicativa: 10 anos
Aviso: a performance utiliza luz estroboscópica
Teatro Oficina Olga Reverbel

Programação do Projeto Educativo

Oficinas para público instantâneo

Comandos em Ação, com Diego Mac
16 de março, das 13h às 17h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Sérgio Napp 2. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
20 vagas para público a partir de 16 anos, artistas amadores ou profissionais e estudantes de artes interessados em práticas de direção
A oficina aborda as práticas de condução de artistas da cena como elemento e procedimento técnico do trabalho do diretor. O objetivo é compartilhar conhecimento e instrumentalizar artistas interessados nos fazeres específicos da direção. A oficina é estruturada a partir da poética desenvolvida pelo artista Diego Mac em sua atuação como diretor de dança, bem como a partir da pesquisa de doutorado que o artista vem desenvolvendo junto ao PPGAC/UFRGS/CAPES, sob orientação da artista e professora Drª Luciana Paludo.
link para inscrição: bit.ly/comandos-em-acao

Afrotecnofagias: arte na era da hipertecnologia, com Djam Neguin
19 de março, das 14h às 16h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Marcos Barreto. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
20 vagas para público a partir de 18 anos
Neste encontro o artista multidisciplinar Djam Neguin partilhará um pouco da pesquisa que vem desenvolvendo ao longo dos últimos três anos e aplicado nas suas criações. Pós Humanismo, Transhumanismo e Afrofuturismos serão os temas que colocará para a circulação de afetos e inquietações.
Link para inscrição: bit.ly/afrotecnofagias

Metodologias de criação teatral: da Literatura para a Cena, com Beatriz Barros
21 de março, das 13h às 17h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Romeu Grimaldi.  Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
20 vagas para público a partir de 18 anos
A partir de dispositivos de criação utilizados durante o processo de montagem do espetáculo "O Avesso da Pele", o objetivo da oficina é investigar diversas possibilidades de transposição da literatura para dramaturgia. Aborda, na prática e em uma perspectiva teórica, exercícios de criação cênica. Estrutura do roteiro, acontecimentos chaves, pilares fundamentais de construção narrativa e também outros elementos importantes para a concepção de uma obra literária serão o ponto de partida para pesquisarmos coletivamente as inúmeras possibilidades existentes para concebermos saltos estéticos de um texto literário para a cena.
Link para inscrição: bit.ly/metodologias-criacao-teatral

Bate-papo com Jeferson Tenório e Marcelino Freire
Mediação: Ricardo Barberena
22 de março, das 18h às 19h30
PUCRS, Auditório do Prédio 9, Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre
200 vagas /público adulto
Conversa com os escritores Jeferson Tenório e Marcelino Freire sobre suas obras e suas adaptações para outras linguagens, como o teatro. Ao final, o público poderá fazer perguntas aos escritores.
Link para inscrição: bit.ly/bate-papo-tenorio-freire

Oficínas para público escolar - inscrições em: bit.ly/oficinasescolarespoaemcena24

Dramaturgias da Canção, com Simone Rasslan
14 e 22 de março, das 10h às 12h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Luís Cosme. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
30 vagas para jovens de 14 a 15 anos
A ideia inicial é que a provocação 'o que é urgente falar, cantar ou anunciar?', instaure determinada dramaturgia musical através de uma coleção de canções da música popular brasileira a ser escolhida coletivamente. Nela, algumas urgências deste tempo poderão ser enunciadas. O roteiro será criado coletivamente envolvendo elementos teatrais (como foco e triangulação). O processo culmina com uma apresentação com duas canções no final da oficina.

A atuação polifônica: o teatro como jogo, com Fernando Yamamoto (Clowns de Shakespeare)
14 de março, das 14h às 16h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Marcos Barreto. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
30 vagas para adolescentes
A partir da prática desenvolvida pelos Clowns de Shakespeare ao longo dos seus 30 anos de trajetória, esta oficina traz princípios dos jogos polifônicos, que têm como objetivo trabalhar a relação do ator e da atriz com a multiplicidade de elementos que envolvem a atuação. A vivência terá como foco o trabalho coletivo e compartilhado, desenvolvendo atenção, foto e estado de jogo.

Afro Dancehall Fusion, com Djam Neguin
15 e 21 de março, das 10h às 12h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Cecy Frank. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
30 vagas para jovens a partir de 12 anos
Nesta aula uma viagem às danças sociais jamaicanas mixadas com o groove das danças afrourbanas contemporâneas. A aula se desenvolve em três etapas: aquecimento, alongamentos corporais e treino da musicalidade; aprendizado de passos e, por fim, a aplicação em coreografia.

Criançar no Circo, com Lara Rocho e Mailson Fantinel (Circo Híbrido)
19 de março, das 14h às 16h
Circo Híbrido, R. José do Patrocínio, 280 - Cidade Baixa - Porto Alegre
30 vagas para crianças de 4 a 6 anos
Respeitável público, com vocês: cambalhotas, saltos, malabarismos, danças, acrobacias no solo e no ar! Para esta oficina o Circo Híbrido planejou atividades diversas envolvendo equipamentos aéreos circenses e também alguns objetos (bambolê, pé de lata, malabares, etc.). Todas as atividades são planejadas com foco no desenvolvimento motor, expressivo e emocional dos participantes, incluindo propostas lúdicas e divertidas que respeitam os diferentes ritmos e interesses.

Oficina de Dança Aérea em Tecido com Tainá Borges de Ávila (Circo Híbrido)
20 de março, das 14h às 16h
Circo Híbrido, R. José do Patrocínio, 280 - Cidade Baixa - Porto Alegre
15 vagas para jovens de 15 a 18 anos
A oficina tem como objetivo explorar a experiência artística circense e vivenciar uma atividade física a partir de sua linguagem, utilizando o tecido acrobático como equipamento. A dança nos ares trabalhando ritmo, coordenação motora, flexibilidade, força e consciência corporal por meio da arte circense, construindo um ambiente saudável para a prática segura de uma atividade física e artística, respeitando os limites de cada corpo.

Yuyana (Recordar, Imaginar, Criar), com Alice Guimarães (Teatro de Los Andes)
20 de março, das 14h às 17h
Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Romeu Grimaldi. Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
30 vagas para jovens a partir de 14 anos
Yuyana tem como propósito fundamental apresentar o teatro como uma ferramenta pedagógica, lúdica, motivadora, transversal e multidisciplinar. A metodologia, baseada no trabalho artístico do Teatro de Los Andes, de criação coletiva, busca explorar e vincular a prática teatral com a Cosmovisão Andina, abordando uma perspectiva holística do tempo, espaço, movimento e ser. Além disso, fundamenta-se no princípio dialógico da "relação" como preâmbulo ao conhecimento e à ação. A ideia é potencializar habilidades específicas como a expressão corporal, a memória, o sentido espacial e a sensibilidade artística, nossa oficina gera questionamentos, promove uma visão crítica e estimula ações poéticas diante da realidade. Por meio da conjunção do imaginário, do simbólico e do real, propomos abordar as relações em nosso entorno, compreendendo o teatro como um espaço social para a construção da cidadania.

Mostra Petrobras/Porto Alegre em Cena Zé Celso Martinez Corrêa

Na Cinemateca Capitólio – Entrada gratuita de acordo com a lotação do espaço

Máquina do Desejo
Direção, roteiro e montagem: Joaquim Castro e Lucas Weglinski (Brasil | 2023 | 109 min)
21 de março, quinta-feira, 19h

O Rei da Vela
Direção: Zé Celso e Noilton Nunes (Brasil | 1982 | 160 min)
23 de março, sábado, 19h

O Parto
Direção: Zé Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas (Brasil, Portugal | 1975 | 31 min)
+ Debate com o Diretor Celso Luccas (entre sessões às 18h40)
24 de março, domingo, 18h

25
Direção: Zé Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas (Brasil, Moçambique |1975 | 140 min)
24 de março, domindo, 19h30

Diálogos do Porto Alegre em Cena – Painéis

Festivais de Artes Cênicas no Brasil: a relevância estratégica dos festivais brasileiros de artes cênicas e os diferentes modos de governança
14 de março, 15h30, Teatro CHC Santa Casa
Mediação do ator Antônio Grassi e participação de Henry Ventura, Secretário de Cultura de Porto Alegre; Rui Moreira, Diretor de Artes Cênicas da FUNARTE; Alessandra Teixeira, Gerente de Patrocínios e Eventos da Petrobras; Jane Schoninger, Coordenadora de Artes Cênicas do SESC-RS; Rogério Beretta, Coordenador do Festival Porto Verão Alegre; Adriane Azevedo, representante do SATED-RS, além de representante de outros festivais brasileiros.

Painel Teatro de Grupo Latino-Americano e o Teatro Oficina Uzyna Uzona
15 de março, 17h, Sala Álvaro Moreira
Debate sobre as dinâmicas do teatro de grupo latino-americano e sua relevância na história das artes cênicas com mediação do ator Antônio Grassi e participação de Marcelo Drummond (Teatro Oficina Uzyna Uzona), Alice Guimarães (Teatro de Los Andes), Adriane Mottola (Cia de Teatro Di Stravaganza), Danielle Rosa (Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta FavelA) e Essly Ramão (Espiralar Encruza). Serão debatidas as dinâmicas do teatro de grupo e sua relevância na história das artes cênicas latino-americanas.

Painel Seleção Petrobras Cultural
18 de março, 14h30, Teatro Renascença
A Seleção Petrobras Cultural - Novos Eixos foi lançada recentemente, despertando grande atenção e interesse na comunidade cultural em todo o país. A oportunidade tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da cultura brasileira, reconhecendo a importância da preservação da nossa identidade, a necessidade do estímulo às diversidades e as múltiplas contribuições para a sociedade que são viabilizadas pela cultura.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira