por direitos

Jornada de Lutas: Movimento dos Atingidos por Barragens realiza atos em todas as regiões do país; veja destaques

Mobilizações pressionam o poder público pela implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Atos aconteceram em diversas localidades pelo país - Divulgação/MAB

Manifestantes foram às ruas de cidades em todas as regiões do país na Jornada de Lutas promovida anualmente pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), marcando o Dia Internacional de Luta em Defesa dos Rios, contra as Barragens, pela Água e pela Vida, celebrado nesta quinta-feira (14).

Neste ano, a principal reivindicação é a implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), que se tornou lei em dezembro do ano passado. A política foi alvo de muita pressão dos atingidos, que agora se mobilizam para que ela saia do papel.

Os atos começaram ainda na quarta-feira (13). Confira abaixo alguns destaques.

Mariana (MG)

Dezenas de integrantes do movimento bloquearam, na manhã desta quinta (14), o acesso às mineradoras Vale e Samarco em Mariana (MG). O grupo cobra indenizações justas às vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em 2015 e solução para os problemas ambientais e sociais causados pelo crime.


Ato pede indenização às famílias atingidas em Mariana / Divulgação/MAB

Rio de Janeiro (RJ)

Nesta quinta (14), dia em que se completaram seis anos do assassinato de Marielle Franco, integrantes do MAB participaram do ato "Amanhecer na Maré: justiça por Marielle e Anderson! 6 anos sem resposta!", no Rio de Janeiro. Junto a outras dezenas de organizações e entidades, o Movimento cobra resposta: quem mandou matar Marielle?


Movimento está junto às vozes que pedem justiça por Marielle e Anderson / Divulgação/MAB

Vitória (ES)

A entrada da sede da Vale no Jardim Camburi em Vitória (ES) foi ocupada por militantes do MAB na manhã de quarta-feira (13). O grupo denunciou o descaso da empresa, junto da Samarco e da BHP, em relação ao rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG).


Entrada da empresa na capital capixaba foi ocupada por atingidas e atingidos / Divulgação/MAB

Candeias do Jamari (RO)

Integrantes do MAB ocuparam a Câmara Municipal da cidade de Candeias do Jamari (RO) na quarta (13), em busca de providências pelo descaso com a população da cidade, que teve nada menos que sete prefeitos nos últimos 12 anos. Em meio ao caos político, a população sofre com falta de coleta de lixo por semanas, além de falta de água e de manutenção da iluminação pública.


Movimento denuncia o descaso do poder público com a população da cidade rondoniense / Divulgação/MAB

Boninal (BA)

Atingidos marcaram presença na audiência pública "Sete anos de luta das populações atingidas pela Barragem de Baraúnas/Vazante", na Câmara de Vereadores de Boninal, na região baiana da Chapada Diamantina. O encontro marcou os 33 anos de luta do MAB e os sete anos de atuação na região, em busca de reassentamento de famílias e reparação integral pelos danos causados pela barragem construída pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb).


Atingidos participaram da audiência na câmara da cidade de Boninal / John Belik

Brasilia (DF)

Representantes do MAB se reuniram com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os danos socioambientais causados em Maceió (AL) pelas operações da petroquímica Braskem na extração de sal-gema. O senador reafirmou compromisso com a investigação e com a indenização das vítimas.


Grupo foi recebido pelo senador petista / Assessoria Rogério Carvalho

Jati (CE)

Atingidos de Ceará e Pernambuco caminharam juntos da cidade cearense de Jati até a barragem de mesmo nome, local que é símbolo da transposição do Rio São Francisco. O grupo denunciou violações de direitos e pediu soluções ao governo cearense e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).


Mobilização reuniu atingidos do Ceará e de Pernambuco / David Jales

Edição: Thalita Pires