Ouça e Assista

Tempero da Notícia: barrado no Capitólio, Eduardo Bolsonaro faz coletiva esvaziada em Washington

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos/ Brasil de Fato

A família Bolsonaro, cada vez mais acuada pela justiça brasileira, segue tentando salvar Jair Bolsonaro (PL) de uma iminente prisão. Nesta semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) esteve em Washington, a capital estadunidense, para alegar uma perseguição ao ex-presidente.

A ideia era chamar uma coletiva de imprensa dentro do Capitólio, a sede do Congresso dos Estados Unidos, mas Eduardo Bolsonaro e sua comitiva foram impedidos. Improvisaram um púlpito na frente do Congresso, com apenas um microfone, de um blog português.

O filho do ex-presidente afirmou no pronunciamento que seu pai é vitima de uma perseguição por parte do judiciário brasileiro, que foi "nomeado pelo Partido Comunista". A argumentação, sem pé nem cabeça, acaba desmoralizando o deputado, já que Alexandre de Moraes, o ministro do STF, é ligado à políticos da direita paulista e foi indicado por Michel Temer ao Supremo, em 2017. 

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, apresentado pelo jornalista Rodrigo Vianna.

Poder questionado

O que complicou ainda mais a situação de Bolsonaro foram as delações do general Gomes Freire, ex-chefe das Forças Armadas e do ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior, que confirmaram a reunião com o ex-presidente, onde foi apresentada uma minuta golpista que barraria a eleição de Lula. 

O documento teria sido apresentado pelo próprio Bolsonaro. Informações dão conta de que Gomes Freire teria, inclusive, ameaçado prender Jair Bolsonaro caso a tentativa de golpe fosse consumada.  

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão desta semana é o União Brasil. O partido é fruto da união entre o DEM — antigo PFL — e o PSL, que elegeu Bolsonaro. A Bancada é uma das maiores da Câmara dos Deputados e tem lideranças como ACM Neto, da Bahia, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Agora, o partido entrou em uma crise sem precedentes. O recém eleito para presidir a legenda, Antônio Rueda está em guerra com o ex-presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar (União-PE).

Rueda teve duas casas incendiadas em Pernambuco e Bivar afirma que a esposa de Rueda, Florinda Rueda, roubou mais de US$ 400 mil de seu cofre, na residência que mantém em Miami, nos Estados Unidos. 

No entanto, nem este valor, nem sua propriedade nos Estados Unidos foram declaradas por Bivar em sua prestação de contas à campanha para deputado federal, em 2022. 

O União Brasil tem ministérios no governo Lula, mas, ao mesmo tempo, mantém ala bolsonarista em suas fileiras. Apesar do receio com as forças da direita, de tanto em tanto ela mostra suas reais intenções.

Onde assistir

Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes