Verão estendido

Até quando vai durar a onda de calor no Rio de Janeiro?

Além do calor, umidade e o ar quente no Sudeste também devem favorecer temporais isolados, com alagamentos e inundações

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
praia rio de janeiro
No domingo (17), a sensação térmica no Rio chegou ontem a 62,3°C em Guaratiba, segundo o Centro de Operações Rio (COR) - Alexandre Macieira | Riotur

A onda de calor que deixou as praias do Rio de Janeiro lotadas no último final de semana deve se estender até a próxima quinta-feira (21), quando uma frente fria vai começar a provocar chuvas a partir da Região Sul do país. A umidade e o ar quente no Sudeste também devem favorecer temporais isolados, com alagamentos e inundações, segundo a empresa de monitoramento do clima MetSul. 

Leia também: Que calor é esse? A importância das áreas verdes urbanas

No domingo (17), a sensação térmica no Rio chegou ontem a 62,3°C em Guaratiba, segundo o Centro de Operações Rio (COR). De acordo com o Centro de Operações Rio, os 62,3ºC são a maior sensação térmica já sentida na cidade desde 2014, quando o órgão começou a fazer as medições. A sensação térmica é um índice de calor calculado a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar. Quanto maior for a temperatura e a umidade relativa do ar, maior será a sensação térmica nesta região.

Ainda conforme o órgão, a região de Guaratiba, que fica na zona oeste da capital fluminense, possui algumas características geográficas que favorecem a ocorrência de temperaturas e umidades relativas do ar elevadas, principalmente no período da manhã. A região é úmida por conta da proximidade com o oceano e costuma receber influência de ventos quentes de quadrante norte no período da manhã.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse