Corrupção

Justiça da Suíça vai restituir US$ 16,3 milhões vinculados a Paulo Maluf aos cofres brasileiros

Pedido foi feito pelo MPF, Advocacia-Geral da União e Ministério da Justiça após a condenação do ex-prefeito em 2014

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Paulo Maluf é ex-prefeito de São Paulo
Paulo Maluf é ex-prefeito de São Paulo - Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da Suíça, U$$ 16,3 milhões (cerca de R$ 82 milhões) vinculados a Paulo Maluf, ex-prefeito de São Paulo e ex-deputado federal, serão devolvidos ao Brasil em breve. A decisão foi tomada na última instância do país europeu e não cabe mais recurso.

A decisão da Corte suíça ocorreu após provocação da Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A sentença, publicada na última segunda-feira (18), foi promulgada no dia 2 de fevereiro deste ano.

"O sucesso no caso é fruto de importante cooperação entre autoridades nacionais e internacionais, e ficaremos muito satisfeitos com o retorno desses valores aos cofres públicos e à sociedade brasileira", explicou Sara Lopes, advogada da União e integrante da Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais da AGU (PNAI).

A corte suíça usou a decisão do STF brasileiro de 2014 que condenou Paulo Maluf por lavagem de dinheiro e corrupção durante o período em que o ex-político comandou a Prefeitura de São Paulo.

Edição: Matheus Alves de Almeida