O Cpers sindicato realiza, na tarde desta sexta-feira (22), assembleia geral de mobilização por valorização salarial. Antes, pela manha, a entidade se soma às demais da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP/RS), em um ato por atendimento de qualidade do IPE Saúde, em frente à sede do insituto na Capital.
:: Deputados aprovam projeto de reajuste do piso do Magistério que não alcança toda a categoria ::
De acordo com o Cpers, após a reforma promovida pelo governo Eduardo Leite (PSDB), aprovada na Assembleia Legislativa em junho de 2023, servidores vem sofrendo com o aumento das alíquotas e a taxação de seus dependentes pelo plano de saúde.
“Vamos apresentar a pauta dos funcionários, um piso básico para os funcionários na carreira, o fim do desconto do completivo dos funcionários, onde entram as verbas indenizatórias, que não tenha mais esse desconto, e também a revisão geral de salários para todo o estado. E ainda dentro dessa pauta de amanhã, às nove da manhã, a cobrança da melhoria do atendimento do IPE, que está uma vergonha”, pontua a presidente do sindicato, Helenir Aguiar Schürer.
A assembleia geral do sindicato reunirá professores e funcionários das escolas estaduais, da ativa e aposentados. Na pauta estão a luta pelo aumento do salário básico dos funcionários de escola no plano de carreira, o fim do desconto das verbas indenizatórias, como a insalubridade e o difícil acesso, do completivo destes servidores, e a pressão pela revisão geral para a garantia de reajuste para toda a categoria.
Conforme pontua o Cpers, na última semana, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto do governo de reajuste do piso, porém, excluiu parte significativa da categoria da proposta. "O adoecimento e o empobrecimento dos trabalhadores da educação têm um responsável: o desastroso projeto de Eduardo Leite para a educação estadual, por isso, nesta sexta-feira, daremos o recado: basta de descaso com a educação e os educadores", destaca a entidade.


