Terrorismo

Brasil condena ato de terrorismo na Rússia e se solidariza com vítimas

País sofre maior atentado terrorista do sua história recente, com mais de 40 mortes; não havia brasileiros presentes

Brasil de Fato | São Petersburgo (Rússia) |
Sala de concertos Crocus City Hall em chamas após atentado em Moscou, em 22 de março de 2024 - STRINGER/AFP

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicou um comunicado se solidarizando com as vítimas do atentado terrorista na Rússia nesta sexta-feira (22). De acordo com as últimas informações mais de 40 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas. Números ainda são imprecisos e podem aumentar.

A declaração do Itamaraty afirma que o governo brasileiro "tomou conhecimento, com consternação, do atentado" realizado na casa de shows Crocus City Hall. De acordo com a chancelaria brasileira, não há cidadãos brasileiros entre as vítimas. 

"Ao expressar condolências aos familiares das vítimas e o desejo de pronta recuperação aos feridos, o Brasil manifesta sua solidariedade ao povo e ao governo da Rússia e reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ato de terrorismo", declarou o Itamaraty. 

"Não se tem notícia de nenhum cidadão brasileiro vítima do ataque. O plantão consular da Embaixada em Moscou (+7 903 960-81-48), com Whatsapp, permanece em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610", acrescenta a nota.

Pessoas não identificadas abriram fogo na sala de concertos, na cidade de Krasnogorsk, localizada no arredores de Moscou. Lá, acontecia um show do grupo Picnic.

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, destacou que a chancelaria tem recebido ligações de todo o mundo com condolências.

"O Ministério das Relações Exteriores da Rússia está recebendo ligações de todo o mundo, de cidadãos comuns expressando condolências em relação à terrível tragédia no Crocus City Hall e palavras de forte condenação deste sangrento ataque terrorista que ocorre diante dos olhos de toda a humanidade", escreveu Zakharova em seu canal no Telegram.

Mais de 20 países condenaram o ataque terrorista em Moscou. Representações diplomáticas de países como EUA, Irã, França, Alemanha, Portugal, Egito, Venezuela, Emirados Árabes Unidos, entre outros, expressaram condolências às vítimas do atentado. 

Em particular, a Casa Branca declarou que não vê sinais de que a Ucrânia ou os ucranianos estivessem envolvidos no ataque terrorista em Moscou. Ainda não há informações concretas sobre a autoria do atentado e as suas motivações.

Edição: Matheus Alves de Almeida