Medalha Tiradentes

Brasil de Fato RJ recebe maior honraria da Alerj pelo compromisso com a comunicação popular

Cerimônia aconteceu na segunda-feira (25), organizada pelo mandato da deputada estadual Marina do MST

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A homenagem ao Brasil de Fato RJ reforça o compromisso do veículo com a comunicação popular e de qualidade - Alice Muniz

O compromisso com a comunicação popular de qualidade sempre foi o maior objetivo do Brasil de Fato RJ. Em reconhecimento, na última segunda-feira (25), o jornal recebeu a Medalha Tiradentes, maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A cerimônia, organizada pelo mandato da deputada estadual Marina do MST (PT), aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense que fica no centro da cidade.

O dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, foi um dos convidados para compor a mesa da cerimônia e reforçou que, mais do que nunca, é fundamental valorizar a imprensa voltada para a classe trabalhadora.

“A imprensa no Brasil ainda é hegemonizada pelas forças do capital, que aparecem nos jornais impressos, na Globo, e em outros veículos utilizados pela burguesia. Então, o Brasil de Fato, assim como outras experiências que temos, é uma surpresa agradável, é uma trincheira na luta das ideias para ir abastecendo sobretudo a militância com subsídios, informações, ajuda a participar da luta de lógicas, da luta de classes, para nós podermos mudar o Brasil”, avaliou.


Cerimônia aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense - Alice Muniz/Brasil de Fato RJ

O coordenador político do Brasil de Fato RJ, Rodrigo Marcelino, representou toda a equipe. Ele se emocionou ao receber a Medalha e relembrou de companheiros que fizeram parte do nascimento e desenvolvimento do jornal. 

“Hoje nós estamos representando não só o sistema Brasil de Fato de comunicação, esse é um prêmio para todos aqueles e aquelas que estão envolvidos na batalha das ideias e na comunicação popular. Para cada comunicador e comunicadora de favela, para cada comunicador que está na universidade, para cada mídia alternativa que está nos blogs, nas redes sociais. Hoje, sintam-se homenageados, porque hoje construímos, fazemos e transmitimos para classe trabalhadora uma visão popular do Brasil e do mundo”.

A deputada estadual Marina do MST explica que a iniciativa da entrega da Medalha veio de seu mandato, mas significa um reconhecimento de todo o estado do Rio pelo trabalho feito pelo jornal para a população. “É um reconhecimento à democratização da informação, à informação popular, à oportunidade que a classe trabalhadora tem de receber uma informação de qualidade diariamente pela internet e fisicamente semanalmente ou a cada evento importante”.

Nos últimos anos, o Brasil de Fato RJ tem se reinventado para acompanhar as novas linguagens e continuar dialogando com os trabalhadores fluminenses. A coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Cláudia Santiago acompanhou o nascimento do jornal há quase 11 anos. Ela reforça a importância de fortalecer o veículo.


O coordenador político do Brasil de Fato RJ, Rodrigo Marcelino, representou toda a equipe - Alice Muniz/Brasil de Fato RJ

“É muita emoção. O Brasil de Fato é muito importante, eu digo que é o nosso jornal, o jornal do campo progressista, do campo da esquerda. A defesa da democracia passa pela existência de um jornalismo plural, independente e comprometido com os interesses da sociedade, no nosso caso, comprometido com os interesses do povo brasileiro”, finalizou.

O veículo de comunicação pensado para os trabalhadores e trabalhadoras foi distribuído no Rio de Janeiro, em formato tabloide, pela primeira vez no dia 1º de maio de 2013, dia do trabalhador, quando um grupo de militantes de movimentos sociais e organizações políticas realizaram um antigo sonho de criar um jornal popular.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse