Meio Ambiente

Durante visita de Macron, coalizão francesa pede fim do engarrafamento de água em carta aberta a Lula

Documento faz parte de mobilização contra empresas engarrafadoras que ocorreu neste final de semana em toda a França

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Macron terá agenda de três dias no Brasi que começa nesta terça-feira (26) em Belém - Ludovic Marin / Pool / AFP - 20/5/2023

Em carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil, a coalizão francesa Stopembouteillage (ou Pare com o engarrafamento da água, em tradução livre) faz um apelo ao fim do engarrafamento de água mineral. 

"Solicitamos encarecidamente ao sr. presidente Lula que compartilhe com o presidente Macron nosso apelo e que se junte à nossa voz em defesa da água como bem público e direito humano e pelo fim do engarrafamento da água”, diz a carta publicada com exclusividade pelo Brasil de Fato.

O presidente francês chega ao Brasil nesta terça-feira (26), onde encontra o presidente Lula em Belém (PA), cidade que sediará a COP-25. A reunião acontece a bordo de um barco que fará o trajeto pela Baía de Guajará, até a Ilha de Combu. O presidente francês visitará também as cidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF), onde encerra sua agenda na quinta-feira (28).

A coalizão francesa agradece os esforços de Lula “em defesa da floresta e das águas da Amazônia”, expressa sua solidariedade aos trabalhadores que lutam contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e ressalta que a preservação da água deve ser um compromisso mundial. 

"Em todo o mundo o neoliberalismo causa devastações ambientais que colocam em risco nossas águas. E as privatizações ameaçam nossa conquista - alcançada depois de muitos anos de esforços coletivos - da água como um bem público e um direito humano."

O documento endereçado a Lula pela coalizão Stopembouteillage é fruto da mobilização realizada na França durante este final de semana para marcar o Dia Mundial da Água, com protestos para denunciar a apropriação da água subterrânea por empresas multinacionais como Nestlé, Coca-Cola e Danone, e os impactos ambientais desse processo. 

"As empresas engarrafadoras de água continuam à bombear água de nossos aquíferos, causando muitas vezes danos ambientais irreversíveis e colocando mesmo em perigo o abastecimento de água de muitas comunidades. Por isso o nosso apelo para acabar com o engarrafamento e proteger nossas águas subterrâneas da superexploração. Com a mudança climática, estas reservas de água serão fundamentais para garantir o nosso futuro e não devem ser desperdiçadas simplesmente para satisfazer a ganância de lucro de algumas poucas empresas privadas."

Leia a carta na íntegra

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA

 

Excelentíssimo Sr. Presidente Luis Inácio Lula da Silva

 

Nós abaixo assinados gostaríamos de expressar nosso reconhecimento e nossa gratidão pelos seus esforços em defesa da floresta e das águas da Amazônia! Sua ação nesse sentido é da maior importância para todo o planeta.

Daqui da França acompanhamos também com muito interesse a luta do povo brasileiro contra a privatização da empresa pública de água no Estado de São Paulo – SABESP. Queremos manifestar aqui nossa solidariedade com todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores brasileiros que em São Paulo lutam em defesa da SABESP!

Porém, não é só na Amazônia ou em São Paulo que as nossas águas estão em perigo. Em todo o mundo o neoliberalismo causa devastações ambientais que colocam em risco nossas águas. E as privatizações ameaçam nossa conquista - alcançada depois de muitos anos de esforços coletivos - da água como um bem público e um direito humano.

Gostaríamos de compartilhar com o Sr., e com todos as brasileiras e brasileiros nosso APELO recentemente lançado aqui na França para acabar com o engarrafamento da água – STOP EMBOUTEILLAGE.

Aqui na França, assim como em praticamente toda a Europa Ocidental, dispomos de uma água da torneira que, ainda que nem sempre na melhor qualidade possível, sempre podemos beber. Não necessitamos de água engarrafada. No entanto, as empresas engarrafadoras de água continuam à bombear água de nossos aquíferos, causando muitas vezes danos ambientais irreversíveis e colocando mesmo em perigo o abastecimento de água de muitas comunidades.

Por isso o nosso apelo para acabar com o engarrafamento e proteger nossas águas subterrâneas da superexploração. Com a mudança climática, estas reservas de água serão fundamentais para garantir o nosso futuro e não devem ser desperdiçadas simplesmente para satisfazer a ganância de lucro de algumas poucas empresas privadas.

Defendemos assim também o fortalecimento das empresas públicas de saneamento de de distribuição de água.

Estamos informados da visita do Presidente Macron ao Brasil e solicitamos encarecidamente ao Sr. Presidente Lula que compartilhe com o Presidente Macron nosso APELO e que se junte à nossa voz em defesa da água como bem público e direito humano e pelo fim do engarrafamento da água, um movimento que começamos na França e que esperamos que se espalhe pela Europa.

Pelo nosso lado, seguiremos aqui em solidariedade com os povos do Sul Global, lutando para que todos e todas possam ter as mesmas empresas públicas de água que temos na França e em outros países europeus, e que não mais seja necessário poluir nossa Terra com mais e mais garrafas de água, mais e mais plástico no meio ambiente, mas e mais exploração de nossas águas subterrâneas.

Muito obrigado pela sua atenção , com as nossas saudações

Coalizão Stopembouteillage

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho