MEMORIA DAS VÍTIMAS

Pela primeira vez em João Pessoa, Caminhada do Silêncio denunciará horrores da ditadura civil-militar

Manifestação silenciosa busca medidas de reparação do estado para as vítimas do regime instalado em 1964

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Detalhe de cartazes com fotografias de vitimas durante a 3ª Caminhada do Silêncio pelas Vítimas da Violência do Estado em São Paulo - Rovena Rosa/Agência Brasil

No próximo dia 1º de abril acontecerá em João Pessoa a 1ª Caminhada do Silêncio, um ato político-cultural em memória das vítimas da ditadura de 1964. 

O evento tem como objetivo sair às ruas em silêncio, sereno e eloquente, contra a impunidade dos crimes cometidos pelo estado brasileiro. Cada cartaz, cada foto dos entes queridos desaparecidos conta uma história de dor e saudade. 

Organizada pelo Memorial da Democracia da Paraíba e pelo Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça, a caminhada tem como objetivo exigir que o estado brasileiro cumpra o dever de reparação e faça um pedido público de perdão às vítimas e às famílias dos mortos e desaparecidos políticos.

O ato visa ainda homenagear as vítimas, além de ser um manifesto pela responsabilização do Estado brasileiro pelos crimes cometidos durante o regime ditatorial.

Além disso, durante a caminhada, será reivindicada a reinstalação da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos, cujos trabalhos foram encerrados no final do governo Bolsonaro. A comissão é vista como um instrumento essencial para a continuidade das investigações e a identificação dos corpos dos desaparecidos.

A programação inicia com a concentração em frente ao prédio da OAB-PB, às 15h, com a caminhada prevista para as 16h. O percurso deverá contemplar pontos simbólicos da cidade de João Pessoa, com destino final no Parque Solon de Lucena (Lagoa).

“Teremos uma mística,  uma atração cultural com o Pife Paraíba, e algumas falas com familiares dos mortos e desaparecidos políticos, além de representações das instituições que estão apoiando a Marcha. Será silenciosa mesmo porque o ato tem essa característica. A gente vai segurar os cartazes, as fotos dos nossos desaparecidos, e ao final, teremos esse fechamento da caminhada na Lagoa”, destaca Fernanda Rocha, Coordenadora do Memorial da Democracia da Paraíba e familiar de um desaparecido político.

A Caminhada do Silêncio integra uma programação nacional em memória dos 60 anos da ditadura de 1964, e é uma iniciativa que já acontece há mais de 20 anos no Uruguai e também foi replicada em diversas cidades do Brasil. 

Entidades como a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça e Reparação, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, e outras, apoiam a iniciativa.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade e visa garantir que a história da ditadura não caia no esquecimento, além de reforçar o compromisso com a democracia e a justiça no Brasil.

Atração Cultural
Pife Parahyba  @pifeparahyba

Realização:
Memorial da Democracia da Paraíba @memorialdemocraciapb
Comitê Paraibano Memória, Verdade e Justiça @comiteparaibanomvj

Entidades apoiadoras:
Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça e Reparação @coalizaomemoria
Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana @semdhgovpb
Memorial das Ligas e Lutas Camponesas @memorial.ligascamponesas
Fundação Casa de José Américo @fundacaocasadejose
Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas –APES @apes_na_luta
Movimento do Espírito Lilás – MEL @melespiritolilas
CUT-PB @cutparaiba
Movimento do Espírito Lilás @melespiritolilas
Café Cultura Santa Luzia-PB @cafecultura_santaluziapb
ADUFPB @adufpboficial
SINDIFISCO-PB @sindifiscopb
SINTEF-PB @sintefpb.ascom
SINTEP-PB @sinteppb
Sindicato dos Bancários-PB
Fundação Margarida Maria Alves
PT –PB @ptdaparaiba
PC do B –PB@pcdobpb
UP - @unidadepopularparaiba
 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Cida Alves