Diversidade

Prêmio Jorge Lafond entrega homenagens e celebra comunidade LGBTQIA+

Cerimônia acontece nesta quarta-feira (27) no Museu Nacional da República

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ministros Margareth Menezes e Silvio Almeida e os atores Amaury Lorenzo e Diego Martins estão entre os homenageados - Divulgação

A 4ª edição do Prêmio Jorge Lafond de Arte e Cultura LGBTQIA+ acontece nesta quarta-feira (27), às 19h30, no Museu Nacional da República. O Prêmio é uma iniciativa do Distrito Drag e consagra personalidades e iniciativas relevantes para a comunidade LGBTQIA+ no Distrito Federal e no cenário nacional.

"O prêmio destaca a importância da representatividade, inclusão e promoção dos direitos dessa comunidade em áreas como arte, cultura, mídia, história e ativismo. Cada categoria reconhece a contribuição única dos indivíduos LGBTQIA+ e suas lutas por igualdade e visibilidade e isso reflete a necessidade contínua de políticas e ações que promovam a diversidade e a justiça social", observa a artista drag queen Nágila Goldstar, que é uma das diretoras do Distrito Drag e do Prêmio Jorge Lafond.

A premiação é distribuída em 20 categorias. "As 20 categorias da premiação refletem a diversidade e os desafios da comunidade LGBTQIA+. Elas abordam desde expressões artísticas até questões de identidade, visibilidade, luta por direitos e preservação da história, destacando a riqueza e complexidade dessa comunidade em suas diversas formas e experiências", afirma Nágila Goldstar.

Entre as homenageadas estão a ministra da Cultura, Margareth Menezes (Música), a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros (Faz a Diferença) e a drag queen Márcia Pantera (Arte transformista). O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, será homenageado na categoria 'Políticas Públicas'. Na lista também constam como homenageados as parlamentares Erika Kokay (Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), Pastor Henrique (Parlamentar aliado) e Daiana Santos (Parlamentar LGBTQIA+).

Essa edição do Prêmio faz parte do projeto Diversidade no Quadradinho, realizado pelo Distrito Drag celebrado com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

A premiação é um reforço à imagem de Jorge Lafond, que se tornou nacionalmente famoso pelos papeis que interpretou na TV brasileira, especialmente a drag queen Vera Verão. Lafond faleceu em janeiro de 2003.

"Jorge Lafond foi uma figura pública LGBTQIA+ em uma época em que a visibilidade e aceitação eram escassas, tornando-se um ícone de representatividade para a comunidade. Sua história e legado destacam a importância da luta pelos direitos LGBTQIA+, inspirando outras pessoas a defenderem seus direitos e a igualdade de tratamento. Manter viva a memória de personalidades como Jorge Lafond ajuda a preservar a história e as contribuições da comunidade LGBTQIA+, garantindo que suas lutas e conquistas não sejam esquecidas. O legado de Lafond nos inspira a sermos autênticos, orgulhosos da nossa identidade e a nos envolvermos ativamente na promoção da igualdade e respeito à nossa comunidade", destaca Nágila Goldstar.

Em edições anteriores, o Prêmio Jorge Lafond prestou homenagem a diversas personalidades, incluindo Maria Gadú, Erika Hilton, Bianca Dellafancy, Marcinha do Corintho, Ivan Baron e Symmy Larrat.

Para a edição deste ano, está prevista a participação especial de Organzza, vencedora do programa de TV Drag Race Brasil, que se apresentará juntamente com performances das drags Victor Baliane e Nágila Goldstar, além da comunidade ballroom Casa de Laffond. O evento contará ainda com a discotecagem do DJ Tagore.

Veja a lista dos homenageados em todas as categorias do Prêmio Jorge Lafond 2024:

Arte transformista: Márcia Pantera (SP)

Cultura Ballroom: Dan Macedo (DF)

Narrativas dissidentes: Diana Salu (DF)

Cinema e Audiovisual: Festival DIGO (GO)

Artes Visuais: Naomi Cary (DF)

Comunicação: Thiago Malva (DF)

Orgulho: Diego Martins e Amaury Lorenzo (SP/MG)

História e Memória: Keila Simpson (BA)

Militância LGBTQIA+: Michel Platini (DF)

Moda e Beleza: Luyd (DF)

Música: Margareth Menezes (BA)

Parlamentar aliado: Pastor Henrique Vieira (RJ)

Parlamentar LGBTQIA+: Daiana Santos (RS)

Produção Cultural: Carol Borges (DF)

Iniciativa Cultural: BSB Trans Masc (DF)

Tá passada? Quem vê close não vê corre: Afrobapho (BA)

Políticas Públicas: Silvio Almeida (SP)

Drag revelação: Adora Black (DF)

Faz a diferença: Tarciana Medeiros – presidenta do Banco do Brasil (PB)

Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: Erika Kokay (DF)

Prêmio Jorge Lafond

Quarta-feira, 27 de março

Às 19h30

Local: Auditório do Museu Nacional da República

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva