novas doses

Mais 165 cidades vão receber a vacina contra a dengue; confira a lista completa

Aplicação nas cidades da nova lista deve começar a partir da próxima semana; público alvo tem entre 10 e 14 anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Vacina está sendo aplicada inicialmente em adolescentes de 10 a 14 anos - José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Saúde ampliou a lista de cidades brasileiras que receberão vacinas contra a dengue. Mais 165 municípios receberão doses do imunizante, se juntando aos 521 que tinham sido incluídos na lista inicial para distribuição. Essas novas doses devem começar a ser aplicadas já na próxima semana.

Segundo o Ministério, a escolha de cidades para essa nova lista seguiu os mesmos critérios da seleção anterior: foram selecionadas regiões onde houve alta transmissão da doença nos últimos dez anos e população residente a partir de 100 mil habitantes. Além disso, a taxa de transmissão da doença nos últimos meses também foi considerada.

Foram selecionadas as seguintes Regiões de Saúde: Central – ES; Betim – MG; Uberaba – MG; Uberlândia/Araguari – MG; Recife – PE; Apucarana – PR; Grande Florianópolis – SC; Aquífero Guarani – SP; Região Metropolitana de Campinas – SP; São José do Rio Preto – SP; e São Paulo – SP. A nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde, que tem a lista completa de cidades, está disponível aqui.

As vacinas estão sendo aplicadas, neste primeiro momento, em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Esse grupo concentra a maior proporção de hospitalizações por causa da dengue. São duas doses, aplicadas com intervalo entre três meses.

A elaboração da nova lista de cidades aconteceu já que uma quantidade relevante de doses está perto de vencimento. São 668 mil com prazo de validade previsto para 30 de abril; outras 607 mil com vencimento em junho ou julho. Devido a restrições da empresa fabricante, não haverá doses disponíveis para toda a população neste primeiro ano de aplicação da vacina pelo SUS.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até a última quarta-feira (27), o país tinha 2,3 milhões de casos prováveis de dengue registrados, com 830 mortes confirmadas. Mais de 400 cidades publicaram decretos municipais de emergência por causa da dengue. Também houve publicação de 11 decretos estaduais.

Edição: Rodrigo Chagas