Luta

Fórum de servidores federais convoca dia de mobilização por reajuste salarial nesta quarta (3)

Mobilização foi planejada depois de governo se negar a aumentar salários de funcionários públicos federais em 2024

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Os servidores reivindicam recomposição salarial e reestruturação do plano de carreira - Foto: Sindiedutec / Arquivo

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) convocou para esta quarta-feira (3) um dia de mobilização de funcionários públicos para pressionar o governo a reajustar os salários da categoria.

Uma série de atos deve ocorrer nos próprios locais de trabalho dos servidores. Também está programada uma manifestação em frente ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), às 10h.

Vários sindicatos já anunciaram adesão ao ato. Entre eles, estão o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), por exemplo.

Leia mais: Paralisação de técnicos do ensino e professores deve envolver 1/3 dos servidores federais

A mobilização foi convocada em resposta à proposta do governo de não conceder nenhum reajuste salarial aos servidores federais em 2024.

Desde o ano passado, os servidores negociam com o governo a correção das perdas salariais acumuladas por anos sem aumento. Segundo eles, elas passam de 30%.

O Fonasefe reivindica ao menos 22,71% de reajuste. O percentual seria dividido em três parcelas iguais de 7,06% em 2024, 2025 e 2026.

O governo propôs 9% de reajuste entre 2025 e 2026.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (@fonasefe.oficial)

Edição: Nicolau Soares