VIOLÊNCIA

Zona Oeste concentra em março 38% dos tiroteios da região metropolitana do Rio

Dados do Instituto Fogo Cruzado revelam que região acumulou 92 tiroteios, 17 mortos e 15 feridos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O relatório ressalta que, ao todo, 100 pessoas foram baleadas na região metropolitana do Rio: 53 morreram e 47 ficaram feridas - Mauro Pimentel/ AFP

O mês de março acumulou 239 tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os dados são do relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado e revelam uma queda de 37% nos registros em comparação com março de 2023, que concentrou 379 disparos de arma de fogo.

O levantamento aponta que a zona oeste do Rio de Janeiro concentrou 38% dos tiroteios e 32% dos baleados na região metropolitana, foram 92 tiroteios, 17 mortos e 15 feridos; a zona norte ficou em segundo lugar totalizando 71 tiroteios, 13 mortos e 9 feridos e em terceiro lugar ficou a Baixada Fluminense com 43 tiroteios, 12 mortos e 7 feridos.

“Sozinha, a zona oeste concentrou mais tiroteios que as regiões da Baixada Fluminense, Leste Metropolitano e Centro somadas. Isso é fruto de um problema histórico na região, que é marcada pelo forte controle de grupos milicianos sobre os bairros da zona oeste. Os dados que registramos nesse relatório estão ligados a esse histórico. É preciso investir em segurança pública de forma igualitária em todas as regiões do Grande Rio, e esse levantamento é o ponto de partida para que políticas públicas mais eficazes sejam pensadas para preservar a vida da população”, avalia Carlos Nhanga, coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Rio de Janeiro.

De acordo com o Fogo Cruzado, a distribuição da violência armada ficou ainda mais em evidência ao analisar os bairros que mais acumularam tiroteios em março. Entre os seis bairros com maiores índices, os cinco mais afetados ficam na zona oeste da capital: Gardênia Azul com 13 tiroteios e 2 mortos; Praça Seca com 11 tiroteios e 2 feridos; Itanhangá com 8 tiroteios e 2 mortos; Campo Grande com 7 tiroteios, 3 mortos e 6 feridos; Tanque com 6 tiroteios, 2 mortos e 2 feridos e Vila Isabel, na zona norte da capital, com 6 tiroteios e 1 ferido.

O relatório ressalta que, ao todo, 100 pessoas foram baleadas na região metropolitana do Rio: 53 morreram e 47 ficaram feridas. Segundo o instituto, o número de mortos indica queda de 55% e o de feridos de 49% em comparação com março de 2023, que acumulou 212 baleados: 119 mortos e 93 feridos. 

Os dados apontam que em 2024, entre janeiro e março, houve 674 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro, sendo que 197 destes registros ocorreram durante ações/operações policiais. Ao todo, 330 pessoas foram baleadas neste período, das quais 182 foram mortas e 148 ficaram feridas.

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister