Oriente Médio

Irã apreende navio comercial ligado a Israel, e tensão entre países escala

Ação foi realizada dias após Israel bombardear consulado iraniano na Síria; Biden volta a Washington para tratar crise

Recife (PE) |
Embarcação ligada a Israel estava próxima ao estreito de Hormuz quando foi apreendida - IRNA/Reprodução

As forças iranianas apreenderam neste sábado (13) um navio cargueiro no Estreiro de Ormuz "vinculado a Israel", de acordo com informações da agência de notícias IRNA. A operação foi realizada de um helicóptero e acendeu alertas sobre possíveis retaliações do Irã pelo ataque cometido por Israel ao seu consulado na Síria, no último dia 1º de abril.

Segundo a IRNA, o navio MCS Aries, de bandeira portuguesa, seria gerido pela Zodiac Maritime, empresa ligada ao empresário israelense Eyal Ofer. A embarcação foi conduzida pela Força Naval Especial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC) para águas territoriais do Irã. 

Os Estados Unidos pediram a liberação da embarcação. Em comunicado, a Casa Branca disse que "a captura de um navio civil sem provocação prévia é uma violação flagrante do direito internacional e um ato de pirataria por parte do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica”. O Exercito de Israel afirmou que a operação será revidada.

A ação ocorreu após o presidente dos EUA, Joe Biden, afirmar nesta sexta-feira (12) que esperava "cedo ou tarde" um ataque do Irã contra Israel. "Não faça", ameaçou o democrata.

Já neste sábado, Biden abandonou sua residência em Delaware e retornou à Casa Branca, em Washington, para tratar da escalada de tensão entre Tel Aviv e Teerã.

A interceptação ao navio acirra a tensão no Oriente Médio em meio ao massacre realizado por Israel na Palestina, que no último dia 7 completou seis meses. Os ataques constantes, a recusa no fornecimento de medicamentos, água e mantimentos já deixaram mais de 33 mil mortos, segundo o Ministério da Saúde em Gaza. 

Edição: Lucas Estanislau