Investigação

PF cumpre 18 mandados em nova operação da Lesa Pátria contra supostos financiadores do 8 de janeiro

A diligência autorizada pelo STF determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Senado Federal foi um dos prédios vandalizados nos ataques de 08 de janeiro de 2023 - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (16), a 26ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar os supostos financiadores e fomentadores dos atos golpistas, que culminaram na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro do ano passado.

Os 18 mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

A diligência autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Uma estimativa da União aponta um prejuízo de R$ 40 milhões devido à destruição do patrimônio público por parte dos golpistas.

Os envolvidos são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.  

 

 

Edição: Vivian Virissimo