EVENTO INTERNACIONAL

Cidade do Rio terá mais dois feriados em novembro por conta da Cúpula do G20

Feriados serão convocados para facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Prefeitura argumenta que estes feriados excepcionais são imprescindíveis para a realização do encontro com os principais líderes mundiais - Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em sessão extraordinária desta quarta-feira (17), os feriados nos dias 18 e 19 de novembro por conta da realização da Cúpula do G20. A proposta foi apresentada pela prefeitura da capital fluminense com a finalidade de facilitar a logística de transporte e segurança das autoridades durante o evento.

O texto original recebeu uma emenda criada pelos vereadores. Ela prevê a inclusão, entre as atividades que não serão paralisadas, das indústrias situadas nas Áreas de Planejamento 3, 4 e 5 (que compreende as zonas Norte e Oeste da cidade), além de padarias e estabelecimentos que desenvolvam as atividades por meio de trabalho remoto. Agora, o projeto segue para redação final antes de ser encaminhado para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes (PSD).

Leia mias: Na presidência do G20, Brasil promove primeira reunião de chanceleres nesta quarta-feira (21)

Na justificativa do projeto, o Poder Executivo argumenta que estes feriados excepcionais são imprescindíveis para a realização do encontro com os principais líderes mundiais porque “demanda da Prefeitura o apoio às operações logísticas planejadas pelo Governo Federal, em coordenação com demais entes federativos, incluindo restrições à circulação geral como o bloqueio de vias públicas”.

Líder do governo na Câmara do Rio, o vereador Átila Nunes (PSD) sublinhou que ao assegurar o pleno funcionamento das indústrias localizadas nas zonas Norte e Oeste da cidade, a prefeitura atenderá a um pleito de setores produtivos e irá mitigar outros efeitos causados pelos feriados. “Esta emenda vai diminuir o impacto negativo econômico para a cidade. Lembro que o propósito deste projeto é viabilizar a logística nos dias do evento e não dar folga para os trabalhadores. Os dois feriados do mês, dos dias 15 e 20, já estão garantidos.”

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister