Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Cidades

Mais Precarização

Governo Ibaneis propõe transferir Instituto de Cardiologia para o IGES

Presidente de Sindicato diz que GDF tira dinheiro da proteção primária e coloca em Instituto privado sem transparência

17.abr.2024 às 19h53
Brasília (DF)
Valmir Araújo

ICTDF é conhecido como Hospital do coração no Distrito Federal - ICTDF/Divulgação

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES) deve passar por um novo processo de expansão em detrimento do encolhimento dos servidores de Saúde Pública no Distrito Federal. Se aprovado o Projeto de Lei nº 1.065/2024, que o governo Ibaneis Rocha (MDB), enviou Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (16), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF (ICTDF) será transferido para o IGES – Instituição privada que enfrenta uma série de críticas sobre o funcionamento e falta de transparência.

“É uma forma de enfraquecer a gestão direta da Secretaria de Saúde e o próprio serviço público, porque o que a gente tem é uma institucionalização de parte do repasse do orçamento da gestão terceirizada”, avaliou Jorge Henrique, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiro). Jorge Henrique destaca ainda que atualmente os repasses para o IGES chegam a R$ 1 bilhão, enquanto a proteção primária e saúde não conta com repasses de investimentos em 2024.

“Tudo isso enfraquece porque você não faz nomeações, não faz melhorias e a infraestrutura como um todo só piora, enquanto a gestão compartilhada [IGES] quer receber mais recursos”, acrescentou o presidente do SindEnfermeiro, defendendo que os deputados distritais não aprovem o PL. “Nós esperamos que a Câmara Legislativa não aprove esse projeto e encaminhe a CPI do IGES, porque os serviços do Instituto trabalham na precariedade, inclusive com baixos salários, quanto os diretores que recebem muitas vezes acima de R$ 50 mil. Falta transparência”, acrescentou.

Câmara Legislativa

O envio do PL nº 1.065/2024, em regime de urgência, para transferir o ICTDF para o IGES foi criticado na sessão desta terça-feira na sessão ordinária da Câmara Legislativa, pelos deputados progressistas. A deputada Dayse Amarilio (PSB) chamou atenção para a urgente em resolver o problema dos SAMUs, que segundo ela só conta com uma ambulância avançada para todo o Distrito Federal.


Deputada Dayse Amarílio critica PL para transferir Dayse Amarilio para o IGES / Renan Lisboa / Agência CLDF

“Eu acho que urgente é a gente ter as respostas que a gente tem pedido desde 2017 [ao IGES]. Urgente é chegar aqui um novo contrato de gestão, chegar a repactuação das metas, onde temos metas subdimensionadas que nem são cumpridas por este Instituto”, destacou a deputada Dayse, acrescentando: “por que vamos passar algo tão precioso para o DF para um instituto que até hoje não mostrou a que veio.

 Já o deputado Gabriel Magno (PT), que é líder da oposição na CLDF, o projeto é mias tentativa de o GDF eximir das suas responsabilidades com a Saúde Publica e transferir para uma instituição privada. “O governo [Ibaneis] não nomeia servidores, não cumpre acordo com as categorias. É sempre uma aposta no caos para depois justificar a terceirização”, denunciou Magno. O projeto foi protocolado nesta terça-feira (16) e segue para apreciação das comissões da Casa.

O Brasil de Fato DF entrou em contato com a Secretaria de Saúde do DF, por meio da assessoria de imprensa, para mais explicações sobre o PL, mas até o fechamento desta matéria a Pasta não havia respondido.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Márcia Silva
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Justiça

Trama golpista: STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

COMIDA DE VERDADE

Agricultura familiar é essencial na construção de uma alimentação escolar saudável

Invasão ao CNJ

Moraes vota a favor da condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

PODCAST DE FATO

A defesa do Estado é uma pauta feminista, afirma Manuela D’Ávila

2º semestre

UnDF oferta 740 vagas gratuitas em 17 cursos; inscrições vão até 18 de maio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.