Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

RECOMPOSIÇÃO

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da UnB discutem pautas da greve

Categorias aprovaram manifesto em defesa da universidade pública e cobraram recomposição orçamentária na educação

17.abr.2024 às 17h04
Brasília (DF)
Redação

Greve de docentes da UnB foi aprovada no dia 8 de abril - Foto: Ascom ADUnB-S.Sind

Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) se reuniram nesta terça-feira (16) em assembleia unificada para discutir as atividades de mobilização e a pauta de reivindicações da greve. 

“Essa mobilização é fundamental para mostrar que há uma unidade de luta, que é necessário que os professores e os estudantes saiam das salas de aula e venham fazer um movimento paredista. É um movimento em defesa da universidade pública, pela recomposição do orçamento, mas também pelas carreiras, pelos salários dos servidores públicos”, avaliou a presidenta da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Eliene Novaes.

As categorias aprovaram um manifesto unificado em defesa da educação e da universidade pública e a participação nas agendas de luta. A principal atividade desta semana é a Marcha Nacional de Servidoras e Servidores Públicos, que acontece na quarta-feira (17), com concentração às 9h na Catedral Metropolitana de Brasília e segue rumo ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

Os professores da UnB iniciaram a greve nesta segunda-feira (15). Já os servidores técnico-administrativos estão paralisados há mais de um mês, desde 11 de março. A greve continua por tempo indeterminado.

“Nós técnico-administrativos da educação, na verdade, atravessamos vários ciclos de abandono na manutenção da universidade e com baixos salários”, aponta o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Edmilson Lima. 

Segundo ele, a categoria passou oito anos sem aumento durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e sofreu uma série de ataques aos direitos durante os mandatos de Temer e Bolsonaro. No primeiro ano do governo Lula, os servidores negociaram um aumento de 9% e de 200 reais no vale alimentação, mas em 2024 ficaram novamente sem reajuste. 

“Por isso que nós estamos novamente com o bloco na rua, porque nós não concordamos passar mais um ano sem aumento de salário. É muito importante essa unidade de estudantes, professores e técnico-administrativos a nível nacional”, defendeu o coordenador da Sintfub. 

Os estudantes presentes compactuaram com a mobilização das categorias e também apresentaram suas próprias reivindicações, dentre elas a política de bolsa permanência. 

A presidente do Centro Acadêmico da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), Jhully Emidio, ressaltou que estudantes quilombolas deixam suas comunidades e dependem de auxílio financeiro para se manter na universidade. 

“Muitos [estudantes] não estão aqui, porque não entenderam realmente o motivo de luta. A LEdoC está, porque sente na pele todo dia a necessidade de lutar. A recomposição orçamentária tem que chegar nos campus avançados. Tem que chegar dinheiro pra reformar nosso alojamento. A gente está cansado de vir pra estudar na nossa universidade e não ter um colchão de qualidade, não tem geladeira, tem goteira pingando”, defendeu.

Negociações 

Nesta sexta-feira (19), haverá duas reuniões  da Mesa Específica Temporária com o MGI e os sindicatos para tratar da reestruturação das carreiras. Às 10h, a negociação será com os servidores técnicos e administrativos e às 14h30 com os docentes. 

Na semana passada, 16 parlamentares do campo progressista se reuniram com a ministra Esther Dweck para discutir uma proposta de negociação. 

“A proposta que foi apresentada lá não tinha nada de diferente daquilo que já tinha sido proposto para os servidores das universidades. A ministra disse que estava trabalhando com o ministro Haddad na tentativa de achar um espaço fiscal a fim de melhorar a proposta. Eu estou otimista que haverá uma melhoria na proposta a ser apresentada, mas volto a enfatizar: são vocês servidores que têm que decidir se é boa ou não a proposta”, afirmou o deputado federal Reginaldo Veras (PV), que participou da reunião com o MGI.

Também participaram da assembleia unificada desta terça (16) a deputada federal Erika Kokay (PT) e os distritais Fábio Félix (PSOL), Max Maciel (PSOL) e Gabriel Magno (PT), além de representantes da Fasubra, DCE, UBES e UNE.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Editado por: Márcia Silva
Tags: acesso a educaçãoeducaçãogrevegreve das universidades federaisgreve dos servidoresgreve dos servidores federaisuniversidades federais
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Desigualdade

Governo Milei comemora queda da inflação enquanto povo sofre com demissões e renda em queda

DISPUTA DE NARRATIVA

Acnur afirma que Venezuela tem 6 milhões de refugiados e Caracas responde: ‘máfia a serviço da Usaid’

Ataques a imigrantes

Trump culpa imigrantes por crise econômica para encobrir bilionários, diz editora de projeto internacional

CINEMA

Santa Cruz valoriza memória e mantém olhos no mercado com festival

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.