Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

ÁGUA E SANEAMENTO

Privatização da Sabesp visa apenas lucro e traz prejuízos à população e à cidade, diz sindicalista

Renê Vicente defende intensificar luta contra desestatização; Justiça determinou suspensão de votação na Câmara de SP

03.maio.2024 às 22h39
São Paulo (SP)
Redação

Câmara descumpriu determinação judicial ao realizar segunda votação antes de audiências públicas e laudos orçamentários - Paulo Pinto/Agência Brasil

A adesão de da cidade de São Paulo à privatização da Companhia de Saneamento Básico do estado (Sabesp), aprovada nesta quinta-feira (2) pela da Câmara Municipal de São Paulo, não será o fim da linha para os trabalhadores que lutam pela estatal. É o que declara Renê Vicente, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema). 

"Infelizmente, votaram pela segunda vez, sem um debate, sem realizar um plebiscito e realmente consultar o que a população pensa a respeito dessa questão da privatização da Sabesp, a maior companhia de saneamento básico do Brasil, a quinta maior do mundo. É uma companhia que atende 28 milhões de habitantes aqui no estado de São Paulo e fornece água a toda capital paulista", enumera.

"Mas a luta continua. O sindicato e trabalhadores vão continuar se mobilizando e denunciando, porque onde ocorreu, a privatização do saneamento levou à precarização dos serviços prestados e um aumento absurdo das tarifas", explica Renê.

O projeto de lei que autoriza a venda da Sabesp  passou com 37 votos favoráveis e 17 contra e já foi sancionado pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Entretanto, a votação aconteceu à revelia de uma decisão judicial que previa que a segunda votação só poderia ser realizada após a realização de todas as audiências públicas e da apresentação de laudos orçamentários.

Por isso, na tarde desta sexta-feira (3), a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública da Justiça de São Paulo, determinou a anulação da última votação. 

O tesoureiro do Sintaema critica a postura do presidente da Câmara Municipal por ter descumprido a determinação. "Foi uma vergonha a postura do presidente da Câmara ontem conduzindo o processo. Milton Leite, desde o início, a gente percebia que tinha uma vontade muito grande de aprovar isso o mais rápido possível sem o mínimo do debate. E [pautou] diante da 4ª Vara da Fazenda e da juíza que determina que houvesse o laudo do impacto orçamentário", lembrou.

"Nós vamos intensificar a judicialização querendo provar a nulidade desse processo também junto ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado, para que não se avance nesse processo de privatização e de entrega da água, transformando a água numa mercadoria", pontua o sindicalista.

A privatização da Sabesp já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), autor da proposta. Mas para valer em São Paulo, precisa do aval dos vereadores.

A votação desta quinta foi marcada por manifestações. Cerca de 400 pessoas foram barradas na última audiência pública realizada sobre o tema, na manhã de quinta-feira. 

"Nós encontramos uma imensa dificuldade de acessar o plenário da audiência pública, uma forte repressão por parte dos vereadores que comandavam a audiência. Durante a votação também tivemos um tumulto muito grande, com dificuldade de acessar o plenário da Câmara. Vários trabalhadores e trabalhadoras foram colocados para fora do plenário por manifestar opinião contrária à privatização", conta.

Um dos argumentos do governo é que a privatização da Sabesp vai garantir mais dinheiro para a empresa e torná-la mais eficiente. O sindicalista, por sua vez, teme piora dos serviços e afirma que a população pode ser prejudicada também com aumento das tarifas.

"Nós temos 11 mil trabalhadores na Sabesp, a grande maioria deles hoje atendendo a capital paulista e a região metropolitana, levando saneamento e saúde à população, tanto é que a oferta de água tratada aqui no município de São Paulo é de mais de 95%. Nós temos ainda um déficit grande na parte de coleta e tratamento de esgoto, mas que a empresa pública tem condições de sanar de acordo com as novas metas da nova lei de saneamento, a 14.026, de até 2033 sanear todo o estado. A Sabesp tem condição, não precisa da iniciativa privada", atesta.

"Os exemplos de fracasso da iniciativa privada no atendimento às necessidades da população são inúmeros. Porque o que eles querem é lucrar com esse bem essencial à vida que é a água. Eles querem só objetivar o lucro", denuncia o tesoureiro do Sintaema.

A entrevista completa, feita pela apresentadora Luana Ibelli, está disponível na edição desta sexta-feira (03) do Central do Brasil, que está disponível no canal do Brasil de Fato no YouTube.

E tem mais!

Protestos nas Universidades

Uma onda de protestos pró-Palestina toma conta das universidades dos Estados Unidos e tema já é pauta da campanha eleitoral.

Ucrânia na Otan?

País pressiona por entrada na Otan, mas líder da organização afirma que convite não acontecerá tão cedo.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.

Editado por: Thalita Pires
Tags: direitos sociais e econômicosprivatização da sabesp
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Propostas socioambientais são apresentadas na plenária livre na Semana do Meio Ambiente no RS

Comida Saudável

Centro Ecológico celebra 40 anos de agroecologia no RS: ‘É uma agricultura que esfria o planeta’

CULTURA VIVA

Projeto de educação tradicional fortalece quilombo urbano e comunidade em Porto Alegre

CERCO A GAZA

‘Israel testa limites da lei internacional há décadas’, diz historiadora sobre ‘captura ilegal’ da Flotilha da Liberdade

SEGUE O JOGO

Negociações comerciais entre EUA e China se estenderão pelo segundo dia

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.