Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CRISE CLIMÁTICA

Ministério Público investigará falhas no sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre

Ação acontece após especialistas apontarem negligência da Prefeitura Municipal de Porto Alegre 

14.maio.2024 às 21h40
Extraclasse
Elstor Hanzen

O anúncio se dá após, na última semana, a capital gaúcha ficar parcialmente submersa, vivendo um caos em meio ao desastre climático que também atinge 90% dos municípios do Rio Grande do Sul - Foto: PMPA/Divulgação

As promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e de Habitação e Ordem Urbanística Mistério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) irão instaurar uma investigação ampla relativa a todo o sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre e o impacto no regime hídrico do Lago Guaíba. A informação foi confirmada com exclusividade à reportagem do Extra Classe no final de semana.

Além desta investigação maior, que abrange as secretarias responsáveis pela gestão e manutenção do sistema de proteção contra enchentes da gestão Sebastião Melo, já há outros inquéritos sobre o tema em andamento, mais pontuais, referentes a locais específicos, afirma o MPRS.

O anúncio se dá após, na última semana, a capital gaúcha ficar parcialmente submersa, vivendo um caos em meio ao desastre climático que também atinge 90% dos municípios do Rio Grande do Sul.

“Considerando o grande impacto causado pelas cheias nos últimos dias, não só em Porto Alegre, mas também em toda a região Metropolitana, o MP vai instaurar uma investigação para apurar as causas e consequências deste fenômeno, principalmente em relação aos sistema de proteção contra as enchentes já existentes”, contextualiza o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Felipe Teixeira Neto.

Enquanto as cidades submergem à enchente, uma série de problemas e falhas no sistema de contenção emergia. No dia 8 de maio, por exemplo, o Extra Classe publicou uma entrevista com o professor do IPH-Ufrgs Gino Gehling, na qual ele aponta falhas em Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) e erros na manutenção e operação no Muro da Mauá para conter as águas do Guaíba.


Felipe Teixeira Neto, promotor de Justiça do MPRS / Foto: MP-RS/Divulgação

Uma das 23 Estações que deixou de funcionar foi a de número 11, na Avenida Icaraí junto à margem esquerda do Arroio Cavalhada, o que agravou e ampliou a enxurrada em áreas no Menino Deus e na Cidade Baixa, por exemplo.

“A manutenção está negligenciada por um período considerável”, afirmou Gehling.

Sobre o nível do Guaíba, cujas águas estavam mais altas do lado de dentro do Muro da Mauá (onde fica a cidade) do que à face voltada ao rio. Ali, segundo Gehling, se viu uma série de erros na tentativa de mitigar os efeitos da enchente. O especialista apontou que não há registro em imagens e informações que apresente como foi feita a vedação pelo lado que vem a água. Além disso, ele cinta diversas medidas de manutenção que deveriam ter sido consideradas, além de uso de matérias e técnicas mais eficientes para conter o avanço para dentro da cidade.


Ministério Público investigará falhas no sistema de proteção contra as cheias de Porto Alegre / Foto: Giulian Serafim / PMPA

Enchentes no RS

Na manhã desta segunda-feira, 13, a Defesa Civil estadual atualizou os dados do impacto da tragédia ambienta no estado. Já são municípios 447 afetados dos 497, 80.826 pessoas em abrigos, 538.241 desalojados e 2,1 milhões de pessoas afetados pela maior enchente da história do RS.

E devido às chuvas das últimas horas, há risco de a água do Guaíba ultrapassar o pico de 5,35 metros, atingido no início do mês, indica estudo da Ufrgs. Nesta segunda o nível está em 4,8 metros.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de queda na temperatura em todo o Rio Grande do Sul nas próximas horas e dias. O aviso sinaliza chance de temperaturas mínimas em torno de 5ºC.

Editado por: Extra Classe
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.