Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Eduardo Leite faz balanço e divulga projetos para reconstrução do RS

Em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (17), governador anunciou o Plano Rio Grande -Todos nós por todos nós

17.maio.2024 às 20h33
Porto Alegre
Walmaro Paz

Leite explicou que a iniciativa atuará em três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite (PSDB), anunciou em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (17) a inauguração do Centro Administrativo de Contingência (CAC), o lançamento do Plano Rio Grande e a criação de um Fundo Rio Grande, cujo projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa. Na coletiva, Leite fez um balanço de tudo o que o seu governo fez e todos os recursos que já investiu no atendimento às necessidades criadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O CAC foi criado num espaço do bairro Jardim Carvalho, localizado na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, onde funcionarão o gabinete do governador, o do vice-governador e todas as secretarias estaduais, porem com equipes reduzidas, até que seja possível o retorno ao Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Leite anunciou várias frentes para a reconstrução do Estado, porém antes, agradeceu ao trabalho dos voluntários que ajudaram a salvar cerca de “70 mil pessoas e 11 mil animais nesses dias”. Disse que o Plano Rio Grande é o nome do “Plano Marshall” que ele solicitara ao presidente Lula em sua primeira visita ao Estado durante esta tragédia climática.

Disse ainda que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) está estudando junto a Advocacia Geral da União (AGU) um regime diferenciado de contratações, diminuindo a burocracia. Segundo ele, a atitude do governo federal em relação à dívida "nos dá um espaço de recursos para a reconstrução, mas não adianta ter o recurso sem as condições para acessá-lo".

O governador afirmou também que será criado um Conselho do Plano Rio Grande formado por empresários, sociedade civil organizada e prefeituras. Além de um comitê gestor que será comandado pessoalmente por ele. Segundo Leite, outra frente será uma ação focada no planejamento estratégico futuro do Estado. "Queremos intensificar projetos de economia verde, digitalização. Tornar o Estado cada vez mais inovador”, salientou.

Um Comitê de Segurança Climática também foi anunciado pelo governador, porém ressaltou que seu formato ainda não está definido, mas que será composto pelas “academias e representantes da comunidade científica”. Ele explicou também que a atuação emergencial está a cargo do vice-governador, Gabriel Souza (MDB) que cuida da assistência social, o abrigamento das pessoas e da construção de estruturas dignas para abrigar essas pessoas por tempo mais longo.

Leite ressaltou o trabalho conjunto que será realizado com o governo federal através da Secretaria de Reconstrução criada pelo presidente Lula e que está sendo dirigida pelo ministro Paulo Pimenta. Informou que já está funcionando um escritório de projetos que terá a finalidade de auxiliar os prefeitos na execução dos projetos para busca de recursos, federais, privados e internacionais que estão sendo disponibilizados para reconstrução da infraestrutura destruída.

Por fim, definiu o slogan da campanha: "Plano Rio Grande – Todos nós por todos nós".


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

crise no transporte

Frota de ônibus do Rio de Janeiro terá redução de 20% após corte de subsídio da prefeitura

Novas denúncias

Maduro pede ajuda do papa Leão 14 para resgatar 31 crianças venezuelanas que estão nos EUA

Benefícios

Caixa libera abono salarial para nascidos em setembro e outubro

INVESTIGAÇÃO

CPI do Dmae: Depoente acusa ex-secretário estadual de chefiar esquema de corrupção 

Avanço tecnológico

Projeto que proíbe testes em animais para cosméticos avança para sanção presidencial

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.