Música

Garibaldis e Sacis abre inscrições gratuitas para Oficina de Batucada Garibáldicas Ritmos Juninos

Esta é uma das 09 oficinas culturais que serão ofertadas ao longo do ano em comemoração aos 25 anos do Bloco

No audio source provided.
Oficina Batucadas Garibáldicas Ritmos Juninos por Pedro Solak | Crédito: Day Luiza

De 28 de maio até 26 de junho, vai ter Oficina de Batucada de Ritmos Juninos, no Bar Folia, tendo com ministrante o coordenador da bateria do Bloco de Pré Carnaval Garibaldis e Sacis, Pedro Solak. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no Instagram do bloco.

Esta é uma das 9 oficinas culturais que serão oferecidas ao longo do ano por iniciativa da Associação Recreativa Cultural Assistencial e Educativa Amigos dos Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS), entidade que representa institucionalmente o Bloco de Pré Carnaval Garibaldis e Sacis e outras atividades culturaisvinculadas a ele. Este projeto está sendo viabilizado pelo Ministério da Cultura a partir de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Gleisi Hoffmann.

 

Batucadas Garibáldicas Ritmos Juninos


Oficina Batucadas Garibáldicas Ritmos Juninos – 25 anos Garibaldis e Sacis / Divulgação

A Oficina de Batucadas de Ritmos Juninos acontecerá todas as terças feiras, das 19h às 21h30, com o objetivo de valorizar e difundir a cultura popular brasileira através da música, com ritmos e instrumentos característicos de suas festas e folguedos e, principalmente,proporcionar aos alunos um aprendizado prático, teórico e divertido.

Com a proximidade das festas juninas o ministrante Pedro Solak irá ensinar ritmos como xote, rastapé, baião, coco, boi utilizando instrumentos como Surdo, caixa, tamborim e ganzá que serão disponibilizados aos alunos.

Oficinas culturais gratuitas 25 anos do Garibaldis e Sacis

Além desta oficina, logo mais outras serão realizadas com temas diversos como: estandartes, guitarra baiana, bonecos gigantes, pernaltas, entre outras. A programação das oficinas culturais tem como mote a comemoração dos 25 anos do Garibaldis e Sacis e, sendo assim, os ritmos e atividades ensinadas nas oficinas tem a ver com a história do bloco que, através da ARCAEAGS, realiza, além do Pré Carnaval, outras ações culturais como o Arraiá da Anita, uma festa com temática Junina e, o Sarau do Saci, evento em que artistas da cidade apresentam suas poesias, músicas e histórias/contos, no mês de setembro.

A criação da ARCAEAGS aconteceu anos depois do surgimento do Bloco Garibaldis e Sacis, em 1999. De uma ação espontânea entre amigos para provar que Curitiba gostava sim de Carnaval, o evento foi se ampliando com adesão a cada ano de milhares de foliões, o que levou os integrantes do Garibaldis e Sacis sentirem necessidade de se organizar institucionalmente tanto para garantir financeiramente a manutenção das atividades, como para dar mais organicidade ao grupo.

Além das saídas e eventos do carnaval e pré-carnaval, a ARCAEAGS, durante todo o ano, promove, por conta própria ou por intermédio de custeio por emendas parlamentares, uma série de atividades, oficinas e apresentações com o objetivo de fomentar a criatividade artística, a formação de mão-de-obra, e a formação de novos foliões e brincantes.

A presidente da Associação Amigos do Garibaldis e Sacis, Anaterra Viana, disse que a comemoração dos 25 anos do Garibaldis e Sacis, que começou com a programação no Pré Carnaval, se estenderá ao longo do ano como forma de retribuição à população curitibana. “Fizemos a maior programação de Pré Carnaval de nossa história e, agora, vamos oferecer para Curitiba estas oficinas gratuitas com objetivo de propiciar formação e também como agradecimento para a população curitibana que nos reconhece como importante agente cultural da cidade,” afirma.

 

Serviço

Oficina Batucadas Garibáldicas Ritmos Juninos

28/05 até 26/06 – todas as terças feiras

19h até 21h30

Ministrante: Pedro Solak

Local: Bar Folia

Todas as oficinas têm vagas limitadas e, portanto, inscrições prévias e gratuitas devem ser feitas via Instagram do Garibaldis e Sacis.

 

 

Editado por: Pedro Carrano

|

Newsletter