Golpismo

PF busca mais de 200 pessoas foragidas da Justiça pela tentativa de golpe do 8 de janeiro

Até às 15h41 desta quinta-feira, 49 pessoas já haviam sido presas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ataque de vândalos de extrema direita ao STF durante invasões do 8 de janeiro - Sérgio Lima/AFP

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (6), uma operação para cumprir mandados de prisão preventiva contra 208 condenados ou investigados pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro do ano passado. Os alvos são considerados foragidos ou apresentam risco de fuga.  

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para serem cumpridos em 18 estados e no Distrito Federal. Até às 15h41 desta quinta-feira, 49 pessoas já haviam sido presas. 

Em nota, a PF informou que "mais de duas centenas de réus, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de se furtarem da aplicação da lei penal".  

As investigações apontam para os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. 

As apurações indicam que o prejuízo decorrente da invasão e depredação aos prédios dos três Poderes, em Brasília, gira em torno de R$ 40 milhões.  

Edição: Thalita Pires