Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

RUMOS DO BRASIL

Memória | Maria Conceição Tavares e o livre pensar

Com veemência, vozeirão e seu inseparável cigarro sempre defendeu o desenvolvimento com justiça social

11.jun.2024 às 15h38
Curitiba (PR)
Carlos Pronzato

Economista acreditava no país, assinou o texto Opção Brasileira, nos anos 90, e critiva a dimensão tomada pelo capital financeiro - Acervo histórico Unicamp

Nascida em Portugal, chegou ao Brasil com 24 anos, em 1954, fugindo da ditadura de Salazar.

Naturalizada brasileira, a economista Maria de Conceição Tavares morreu no sábado 8 de junho, aos 94 anos. Uma voz revestida de energia e coragem se apagou como se apaga a luz de um fósforo, como um sopro lento, mas que empurrou – e empurrará – um vento que moveu – e moverá – durante muito tempo as velhas folhas secas da árvore da política institucional deste país, denunciando caminhos equivocados e propondo muitas alternativas para o Brasil ser uma potência econômica muito além dos gráficos dos grandes escritórios, do PIB e da posição de privilégio que ostenta no concerto das nações mais desenvolvidas como uma das principais economias mundiais, hoje a oitava.

“As pessoas não comem PIB, comem alimentos” criticava com sua tradicional ênfase.

Pouco tempo depois do seu desembarque no Brasil, Getúlio Vargas suicidou-se no Palácio do Catete. “Cheguei achando que encontraria uma democracia e uma civilização original nos trópicos, como queria Darcy Ribeiro, mas ela está ameaçada”.

Recentemente declarou que durante o governo Bolsonaro houve uma gigantesca sanha para destruir as conquistas sociais obtidas durante o getulismo.

Com veemência, vozeirão e seu inseparável cigarro sempre defendeu o desenvolvimento com justiça social. “A economia que não se preocupa com a justiça social é uma economia que condena os povos ao desemprego e à miséria” denunciando assim a concentração da renda e da riqueza", afirmava.

Influenciada por três grandes clássicos do pensamento econômico brasileiro, Celso Furtado, Caio Prado Júnior e Ignácio Rangel, se debruçou sobre o estudo do capital financeiro e foi nesse campo que ergueu seu nome à altura de um autêntico farol nas aulas de diversas universidades, iluminando notadamente as da UFRJ, da UNICAMP, e o Instituto de Economia (IE), influenciando ainda os movimentos sociais.

Levou sua luta pela "Renda Mínima" e o seu constante apoio ao senador Eduardo Suplicy, seu principal defensor, a todos os foros em que participou, considerando esta questão essencial ao desenvolvimento do país, enfrentando muitos opositores. 

Criticou com firmeza a política econômica do regime militar e teve influência na criação do Plano Cruzado. Foi conselheira econômica do PMDB e posteriormente filiou-se ao PT, se elegendo deputada federal (1995 – 1999).

Em certa ocasião declarou, lembrando o período em que quase foi presa em Portugal e posteriormente perseguida pela ditadura brasileira, que pensar continua sendo o direito mais violado, “parece que o livre pensar continua sendo altamente subversivo” em referência à famosa frase do Millôr Fernandes: “livre pensar é só pensar”.

Carlos Pronzato
Cineasta, diretor teatral, poeta e escritor
Sócio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB)
[email protected]

Editado por: Pedro Carrano
Tags: economia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

GERAÇÃO DE RENDA

12ª Feira de Economia Popular Solidária destaca o protagonismo de mulheres negras em Porto Alegre

DEPORTADOS

Governo de Israel confirma que barco com Greta e Thiago Ávila foi levado até o porto de Ashdod

Antirracismo

Pensadora estadunidense Ruth Gilmore lança livro no Brasil e avisa: ‘Abolição é processo contínuo’

DIGNIDADE

Ocupação Maria da Conceição Tavares, no centro de Porto Alegre, celebrou um ano nesse domingo (8)

'LAMENTÁVEL'

Por petróleo na Foz do Amazonas, governador do Pará tenta deslegitimar ciência como Trump e Bolsonaro, diz pesquisadora

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.