Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Opinião

Eleições

A saída contra a extrema direita é negra

Os democratas nos EUA avaliam que quem pode frear Trump e a ameaça concreta da extrema direita são duas mulheres negras

05.jul.2024 às 14h46
São Paulo (SP)
Douglas Belchior

Coalização Negra por Direitos realiza mobilização na Esplanada dos Ministérios no dia em que protocolou um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro - Matheus Alves

A campanha fria e sonolenta de Joe Biden fez os democratas buscarem alternativas e a pressão para que ele abandone a corrida eleitoral está enorme. Antes mesmo que o presidente americano renuncie à candidatura, os democratas avaliam que quem pode frear Donald Trump e a ameaça concreta da extrema direita são duas mulheres negras: a vice-presidenta Kamala Harris e a ex-primeira dama Michelle Obama. 

Nós, negros, somos o primeiro alvo da extrema direita nos EUA e também aqui no Brasil. Por aqui, em nosso país, estamos em resistência permanente em nossos movimentos há séculos, formando lideranças e quadros políticos de alto nível, mas que sempre são boicotados e limados pelo racismo das diversas instituições.

Recordo aqui de Marina Silva, atual ministra do Meio Ambiente, reconhecida militante e um nome consolidado nacionalmente. Lembro também de Benedita da Silva, a mulher que mais ocupou espaços de poder político em nossa história. Ambas tantas vezes interrompidas em suas trajetórias por homens de diversos espectros políticos. E homens negros nessa condição? Lembram de algum?

Para as eleições de 2026, segue trotando pelos pastos a ameaça fascista. Temos lideranças negras, nomes consolidados nacionalmente, para disputar os principais cargos do país? E o principal? Se Lula se retira, qual mulher negra ou qual homem negro poderia ser alçado ao posto da liderança da resistência à extrema direita no Palácio do Planalto? 

A consagração desses nomes não ocorre da noite para o dia, é paulatina. Agora, em outubro desse ano, quantas candidaturas negras teremos em condições de vitória para a Câmara Municipal de sua cidade? Quantos prefeituras serão comandadas por negros ou negras? Eu tenho acompanhado mais de perto a eleição em São Paulo. Onze pré-candidatos querem ser prefeitos. ONZE. Todos brancos.

E é importante dizer que não acredito que ser negro basta. Estamos falando de pessoas negras com compromisso com a luta e de preferência ligada a movimentos negros. Não se trata, aqui, de oportunistas de pele preta que fazem o jogo dos brancos racistas e de corporações.

Estamos falando de pessoas que organizam o movimento negro brasileiro, que deve ser respeitado pelo que fez por esse país em uma das piores quadras de sua história. No governo de Jair Bolsonaro quem rompeu o silêncio da pandemia e ocupou as ruas foi o movimento negro organizado.

Quem combateu a fome, levando alimentos às quebradas, foi o movimento negro organizado. Quem levou o ex-presidente fascista aos bancos de réus em tribunais internacionais foi o movimento negro organizado. Ato contínuo, em 2022, onde nossas lideranças estavam? Que lugar nos coube na permanente vigília contra a extrema direita e pelos direitos do nosso povo? 

Repito: não é ausência de pessoas negras qualificadas, militantes ou ativistas reconhecidos e potentes em nosso país. É o racismo que impede a formação e a consolidação de lideranças negras tanto à direita quanto à esquerda no Brasil. 

Bora olhar para os EUA.

*Douglas Belchior é professor, historiador, co-fundador da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra por Direitos

**Este é um artigo de opinião e não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato

Editado por: Martina Medina
Tags: extrema direita
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Aguarda audiência

Ativista brasileiro Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, segue preso em Israel após recusar deportação

MOVIMENTAÇÕES

Natália Szermeta, esposa de Boulos, pode ser candidata caso deputado assuma ministério e não dispute reeleição

DEPOIMENTO

No STF, General Heleno se cala frente a Moraes e minimiza fala golpista como sendo figura de expressão

ARTIGO

A Camara Municipal de BH e o combo conservador

letalidade policial

Ministério Público do Rio instaura procedimento para apurar ação da PM na Comunidade Santo Amaro

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.