Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Eleições 2024

Boulos promete zerar fila de exames e utilizar lógica do Mais Médicos em São Paulo

Pré-candidato adiantou alguns pontos do seu plano de governo, que será divulgado em 1° de agosto

18.jul.2024 às 19h49
São Paulo (SP)
Caroline Oliveira

Guilherme Boulos - Caroline Oliveira

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol), adiantou algumas das propostas de seu plano de governo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (18).

Para a área da saúde, o atual deputado federal prometeu zerar a fila de espera para exames e de procedimentos médicos, com a criação de centros de diagnóstico. 

"Hoje nós vemos uma desorganização no sistema de filas da cidade de São Paulo. A coisa está represada, e o grande problema passa por criação de equipamentos para a realização de exames em larga escala", disse o pré-candidato.

"Uma cidade com quase 12 milhões de habitantes vive com a falta de profissionais", acrescentou, prometendo utilizar a lógica do Mais Médicos de contratação rápida no município, mas com profissionais especializados, em vez de clínicos gerais, como acontece nacionalmente.

"Hoje, a maior demanda que nós temos de São Paulo é por médicos especialistas. Então nós vamos criar um modelo de contratação parecido com Mais Médicos voltado para especialistas", disse. 

"As pessoas estão sofrendo diariamente. É triste ver pessoas esperando 12 horas por um exame."

Outras propostas 

Na educação fundamental, que é, geralmente, de responsabilidade do município, Boulos anunciou a proposta de adotar o ensino em tempo integral e de medidas como reformas, ajuste de equipamentos, ampliação das salas de aula e contratação de profissionais. 

A exemplo do que foi a gestão paulistana de Marta Suplicy (PT), agora candidata a vice na chapa de Boulos, o pré-candidato afirmou que trará a lógica dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) para as escolas: educação pela manhã e cultura e esporte à tarde, com reforço escolar para os alunos que precisarem.

Ainda para as escolas, Boulos disse que levará equipes de psicólogos para dentro das escolas. 

Para os adolescentes de 15 anos ou mais, que não estão mais no ensino fundamental, Boulos falou na criação de "centros de oportunidades", principalmente nas regiões periféricas de São Paulo. O objetivo é oferecer cursos de formação profissional nas áreas de robótica, design, audiovisual, inteligência artificial, turismo, moda, gastronomia, entre outras. 

Na área da segurança, o psolista garantiu que vai aumentar o número de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para reforçar o policiamento preventivo com foco em escolas, bairros e no centro. Também se comprometeu a criar uma força tarefa para inibir o roubo e furto de celulares, utilizando inteligência e investigações. 

Por fim, Boulos prometeu o "projeto mais ousado do país" na área de meio ambiente, incluindo ampliação das áreas verdes, 50% de frota elétrica ou hibrida de ônibus na capital paulista nos primeiros anos de gestão, buscando atingir 100% da frota. Prevê, inclusive, a universalização da coleta de resíduos sólidos, levando resíduos orgânicos, por exemplo, para pátios de compostagem. Hoje, tanto resíduos sólidos quanto rejeitos são levados para aterros sanitários. 

Todo o plano de governo deve ser finalizado até o dia 1° de agosto. Até lá, um conjunto de medidas para o centro de São Paulo deve ser anunciado. 

No próximo sábado (20), ocorrerá a convenção que oficializará o nome de Boulos e Marta Suplicy para a eleição à Prefeitura de São Paulo pela coligação "Amor por São Paulo".

A coligação é formada pelos partidos Psol, PT, PDT, Rede, PCdoB, PV e PMB, classificada por Boulos como "a maior convenção já realizada na cidade de São Paulo". 

Para o evento, que será realizado no Expo Center Norte, são esperadas cerca de 10 mil pessoas, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ministros do governo federal, deputados federais e estaduais das siglas da coligação e integrantes de movimentos populares.

Boulos também disse que, se eleito, o contrato de concessão do serviço de energia elétrica pela Enel não será mantido. O pré-candidato, no entanto, não deu mais detalhes sobre a proposta.

Editado por: Martina Medina
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Futuro

Alimento, presságio de revolução

LONGE DA META

Brasil bate recorde de incêndios florestais em 2024 e triplica emissões de CO₂

RESISTÊNCIA

Em Cannes, Assange usa camiseta com nome de crianças palestinas mortas pela guerra de Israel

BUSCA POR JUSTIÇA

Caso João Pedro: TJRJ adia decisão sobre novo julgamento de policiais

APÓS FRAUDES

Câmara aprova urgência para PL que proíbe desconto automático no INSS

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.