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Tragédia

Após conclusão do resgate, IML trabalha na identificação das vítimas de acidente em Vinhedo

Apenas dois corpos foram identificado até agora e o IML não informou quando devem ser liberados para as famílias

11.ago.2024 às 14h55
São Paulo (SP)
Redação

Atendimento no IML de São Paulo começou às 9h deste domingo, 11 de agosto - Paulo Pinto / Abr

O Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo (SP) iniciou neste domingo (11) o trabalho de reconhecimento das 62 vítimas fatais da queda de um avião em Vinhedo, interior de São Paulo. 

"Ao todo, 62 corpos, sendo 34 masculinos e 28 femininos, foram resgatados e encaminhados para a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo para a identificação e liberação às famílias", informou o governo do estado de São Paulo em seu boletim atualizado. O Corpo de Bombeiros concluiu no sábado (10) os trabalhos de resgate dos corpos dos 58 passageiros e 4 tripulantes que estavam no voo 2283 operado pela Voepass Linhas Aéreas.

Até agora, apenas dois corpos foram identificado e o IML não informou quando devem ser liberados para as famílias realizarem o funeral. De acordo com a companhia aérea Voepass, todos os ocupantes do avião tinham documentação brasileira, mas também havia uma mulher com dupla nacionalidade portuguesa e três venezuelanos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou três dias de luto no país.

Queda vertiginosa

O avião partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o site de rastreamento de voos Flight Radar 24, a aeronave voou por quase uma hora a 17.000 pés (5.180 metros), até que, às 13h21, começou a perder altitude e em apenas um minuto teve uma queda acentuada para 4.100 pés (1.250 metros).

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a aeronave perdeu contato com o radar às 13h22, e que a tripulação em nenhum momento "declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas". O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tem previsto divulgar "no prazo estimado de 30 dias o Relatório Preliminar do acidente", segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

Peritos do Cenipa já estão analisando em Brasília as informações das caixas-pretas que contêm gravações da cabine e dados do voo. Estas "importantes informações poderão nos contar o que aconteceu nesse trágico evento", afirmou o brigadeiro Marcelo Moreno.

Formação de gelo pode ter causado acidente

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o avião, que voava desde 2010, cumpria com todas as normas vigentes e a tripulação tinha todos os certificados válidos. O diretor de operações da companhia aérea Voepass, Marcel Moura, disse que na noite anterior ao acidente o avião havia passado por "manutenção de rotina" e não apresentava "nenhum tipo de problema técnico".

Especialistas mencionaram a hipótese de que uma formação de gelo nas asas do avião possa ter provocado o acidente. Moura admitiu que este modelo da fabricante ATR "voa numa faixa onde tem uma sensibilidade maior ao gelo" e que as condições meteorológicas de sexta-feira previam a presença desse elemento. Mas "dentro das características aceitáveis para o voo", afirmou.

A VoePass foi fundada em 1995 sob o nome Passaredo. Com uma frota de 15 aviões, atualmente conecta 37 destinos no Brasil e é a quarta companhia aérea do mercado nacional, segundo a empresa. A fabricante ATR disse em comunicado que seus especialistas "estão totalmente empenhados em apoiar a investigação em andamento".

Esta é a primeira grande tragédia aérea no Brasil em 17 anos. Em 2007, um Airbus A320 da companhia aérea brasileira TAM não conseguiu pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e caiu com 187 pessoas a bordo. O acidente deixou 199 mortos, incluindo 12 pessoas que trabalhavam na pista.

*Com AFP e Agência Brasil

Editado por: Nicolau Soares
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