Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

TRUCULÊNCIA

Confederação Geral do Trabalho da Argentina repudia violência policial contra aposentados

Protesto era contra o veto de Milei à reforma da aposentadoria; novos indicadores confirmam recessão econômica no país

29.ago.2024 às 20h01
São Paulo (SP)
Redação
Polícia usa gás lacrimogêneo contra mulher idosa em protesto contra reformas de Javier Milei que passam por votação no Congresso da Argentina nesta quarta-feira (12)

Polícia usa gás lacrimogêneo contra mulher idosa em protesto contra reformas de Javier Milei que passam por votação no Congresso da Argentina nesta quarta-feira (12) - Luis Robayo / AFP

A direção da Confederação Geral do Trabalho (CGT) da Argentina emitiu um comunicado na noite de quarta-feira (28) em repúdio à violência policial sofrida por aposentados durante o protesto ocorrido no mesmo dia.

Aposentados reuniram-se em frente ao Congresso Nacional para afirmar sua posição contra o anúncio de veto do presidente do país à reforma dos valores de aposentadoria. Após serem empurrados, eles foram atingidos com gás lacrimogênio e bastões de polícia.

A CGT, maior confederação sindical do país, qualificou a violência da Polícia Federal como vergonhosa e rechaçou formalmente o anúncio de veto de Javier Milei à reforma na aposentadoria.

"Como se o iminente veto do presidente Javier Milei à reforma na aposentadoria que melhoraria suas rendas fosse pouco, assistimos novamente um ataque a nossos aposentados e aposentadas que, depois de uma vida inteira de trabalho, merecem, sem dúvida, um tratamento diferente daquele que este governo, com Milei pressionando e [Patricia] Bullrich reprimindo, está dando para eles”, declarou a nota.

Desde a aprovação da Lei de Bases em junho, reforma econômica ultraliberal que resultou em precarização das leis trabalhistas, a CGT rompeu diálogo com o governo e, até então, não havia se pronunciado sobre o anúncio de veto do presidente.

No último dia 22 de agosto, o Senado argentino aprovou, por ampla maioria, a reforma dos valores da aposentadoria do país, sendo uma das três derrotas sofridas pelo governo ultraliberal do presidente Javier Milei na última semana.

A aprovação ocorreu por 61 votos a favor e apenas oito contra e já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. O reajuste pretende conter a perda causada pela inflação ao atualizar mensalmente o valor com base em dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Além disso, também prevê incorporar uma quantia extra de 8,1% para compensar a perda dos primeiros quatro meses do mandato de Milei.

No entanto, Milei já havia dito que, se aprovada, a medida seria vetada por ele, reforçando o pacote ultraliberal de corte de gastos sociais do governo, que vem gerando uma profunda crise, tanto econômica como social.

Atividade econômica segue caindo

A crise econômica no país segue aparecendo nos indicadores econômicos. Segundo o Índice Geral de Atividades (IGA) da consultora Orlando J. Ferres e Associados, a atividade econômica caiu 3% em julho, acumulando um retrocesso de 8% desde dezembro de 2023. Em junho, a queda foi de 4,5%.

Ainda segundo o relatório, os setores com melhores indicadores de crescimento derivam de grandes indústrias e extrativistas. A mineração terminou o mês com um aumento de 9% em relação a julho de 2023. Agricultura, pecuária, caça e silvicultura também tiveram um aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

*Com Tiempo Argentino

Editado por: Lucas Estanislau
Tags: extrema direitajavier milei
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

CONCLAVE

Papa Francisco não estava entre favoritos, relembra professor: ‘O imponderável ocorre’

PERDÃO A GOLPISTAS

Três dias após alta, Bolsonaro participa de ato esvaziado em Brasília e pede anistia

RESPIRO DEMOCRÁTICO

Após anos de desmonte, Lula retomou políticas e abriu diálogo com PCDs, avalia ativista

Alimentos sem veneno

Com alimentos sem veneno, Feira do MST é alternativa a ‘projeto de morte imposto aos brasileiros’, diz coordenadora

Dívida em alta

Copom eleva Selic pela 6ª vez seguida e empurra gasto com juros da dívida pública para R$ 1 trilhão

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.