Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Reforma Agrária

História de luta do MST no Ceará será tema do ‘Arraiá Pula Fogueira’ no São João 2025

Preparação e ensaios do Coletivo de Jovens Arraiá Pula Fogueira para o São João 2025 já começaram

24.set.2024 às 13h26
Fortaleza (CE)
Marcelo Matos

A apresentação do tema aconteceu no último sábado (21), no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, primeiro assentamento do MST no Ceará, em Paus Brancos. - Foto: Marcelo Matos

Em 1984, um grupo de trabalhadores rurais que protagonizavam a luta pela terra no Brasil realizou o 1° Encontro Nacional na cidade de Cascavel, no Paraná. Dali, decidiram fundar um movimento camponês e popular que ficaria muito conhecido não apenas pelos brasileiros, mas também mundialmente: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST.

Desde então aquele grupo de Sem Terra foi crescendo, se desenvolvendo e se qualificando, e se tornou um dos maiores movimentos populares do mundo com suas mais de 400 mil famílias assentadas Brasil, carregando a bandeira da luta pela terra, pela reforma agrária e transformações sociais.

Neste sentido, para celebrar as mais de quatro décadas de fundação do MST no Brasil e 36 anos no Ceará, o Coletivo de Jovens Arraiá Pula Fogueira apresentou seu projeto com o tema para o São João 2025: “MST 41 anos no Brasil e 36 no Ceará: Luta e Resistência Popular”. A atividade aconteceu no último sábado (21), no Assentamento 25 de Maio, o primeiro assentamento do MST no Ceará, em Paus Brancos.

O evento foi uma realização do Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, com apoio do Instituto Pula Fogueira e do Instituto Dragão do Mar – IDM, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Governo do Estado do Ceará.

Clarice Rodrigues, da Coordenação do Centro Frei Humberto, acrescenta que “o projeto será um espetáculo, que trará nos palcos das avenidas onde passarmos a história do maior movimento popular camponês da América Latina", diz. "É uma forma diferente de abordar a história do MST, por meio das festas juninas, com muita mística, e trazer para essa nova geração todo processo e dificuldades vivenciado pelo povo sertanejo e também as conquistas, a solidariedade do povo Sem Terra no Brasil e no Ceará”, completa.

André acrescenta que a responsabilidade e o desafio são enormes. “Será, por tanto, um desafio. Somos o primeiro grupo junino a trabalhar de forma lúdica uma história que é pouco contada para as gerações atuais, portanto esse projeto é uma oportunidade para toda a comunidade local, para o Ceará e para o Brasil conhecer a história dos camponeses que lutam pela terra".

Além dessa atividade, o grupo Junino Arraiá Pula Fogueira já está se preparando, comprando figurino, adquirindo instrumentos novos para seu grupo regional Chama da Fogueira que vai realizar diversas ações de organização e mobilização da juventude local. O grupo está se preparando para participar do VII Congresso Nacional do MST que ocorrerá em Brasília em julho de 2025, levando seu espetáculo. 

Uma história de luta

A luta do MST visa uma sociedade melhor para todas as pessoas. Além da conquista da terra, o movimento produz (e quer produzir ainda mais) alimentos saudáveis para toda a população, para a merenda escolar e para os moradores das periferias. Ao contrário do agronegócio, o objetivo do movimento não é o lucro, e sim acabar com a fome e melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo e da cidade. 

Para André Luís Viana Ferreira, da coordenação do Instituto Pula Fogueira, contar a história do MST é lembrar da luta dos camponeses para sobreviver no sertão cearense. “É rememorar as grandes secas, que até hoje assolam a região do sertão, assim como a luta pela convivência no Semiárido, pelos camponeses Sem Terra do primeiro Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST-CE”.

Luz Marin, da Coordenação do Setor de Cultura do MST-CE informa que é preciso reforçar e afirmar de qual lado da luta o MST está. “É preciso afirmar cada vez mais e dizer que não devemos ter dúvida sobre qual lado devemos estar, pois, afinal, somos todos classe trabalhadora. Somos Sem Terra, a favor de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os povos urbanos e rurais, das águas e das florestas. A luta é nossa força! A organização é nosso chão e a sociedade justa, solidária e socialista é nosso caminho”, conclui Marin.

Editado por: Francisco Barbosa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Levantamento

Legislativo esvaziado: sob Tarcísio, Alesp reduz em 32% o trabalho das comissões em relação ao governo Alckmin

RETROCESSO

PL da Devastação ameaça mais de 80% dos quilombos e 32% das Terras Indígenas do Brasil

RURALISTAS EM FESTA

Senado aprova PL da Devastação, que altera licenciamento ambiental e é visto como retrocesso por ambientalistas

Memória

30ª Marcha do Silêncio mobiliza milhares no Uruguai: onde estão os desaparecidos da ditadura?

Plano de proteção

Plano de proteção para exploração de petróleo na Foz do Amazonas é ‘história para inglês ver’, diz professor

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.