Análise

Eleições mostram renovação de quadros na esquerda e Natália Bonavides é exemplo, avalia cientista política

Tathiana Chicarino vê novas lideranças do campo surgindo em vários estados, apesar de obstáculos

As eleições municipais de 2024 serviram para revelar novas lideranças políticas para partidos de esquerda. Isso é o que disse Tathiana Chicarino, cientista política e doutora pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

A vereadora foi uma das convidadas da edição especial do Três por Quatro, podcast de política do Brasil de Fato sobre a eleição deste domingo (27). Antes mesmo da divulgação dos resultados da eleição, Chicarino disse que a esquerda já tem algo a comemorar.

"A gente escuta por aí que os partidos de esquerda, do campo progressista, não têm formado novas lideranças. Empiricamente isso não é verdade", disse ela. "Embora exista sim, obstáculos, há sim novidades."

Chicarino citou Natália Bonavides como o grande exemplo de novidade desta eleição. Aos 36 anos, ela é deputado federal e disputou a eleição para a prefeitura de Natal (RN).

No início do período eleitoral, chegou a aparecer na quinta posição em pesquisas. Acabou obtendo votos para ir ao segundo turno e trava uma disputa acirrada pela Prefeitura contra Paulinho Freire (União Brasil).

"Em São Paulo, a gente também tem alguns exemplos. Em Minas Gerais", disse ela.

 

Editado por: Nicolau Soares

|

Newsletter