Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Enem dos Concursos

Divulgação do resultado final do CNU fica para 11 de fevereiro; veja mudanças no calendário

Após acordo, será ampliado em 32.260 o número de candidatos que concorrem dentro da cota para negros

21.nov.2024 às 16h03
Brasília (DF)
Redação

Provas da primeira edição do 'Enem dos Concursos' estão marcadas para o dia 5 de maio - Divulgação

Antes previsto para ser divulgado nesta quinta-feira (21), o resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), chamado “Enem dos concursos”, foi adiado para 11 de fevereiro e uma nova atualização no edital do certame será divulgada nesta tarde. Também será ampliado em 32.260 o número de candidatos que concorrem dentro da cota para negros. Outra mudança anunciada é a inclusão do critério de apresentação de títulos na seleção de candidatos à carreira de analista técnico de políticas sociais (ATPS), uma das ocupações com vagas ofertadas nos editais 4 (Trabalho e Saúde do Servidor) e 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos).

A decisão foi comunicada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) após um acordo firmado entre órgão, o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Cesgranrio, banca realizadora do concurso. O ajuste no calendário decorre de uma decisão judicial que desfez a eliminação de concorrentes que não haviam respondido todos os itens do cartão-resposta do concurso. Na avaliação do Judiciário, a identificação dos candidatos era possível em alguns desses casos por meio de outros critérios, por isso a Justiça determinou a anulação da eliminação dessas pessoas, o que faz com que agora mais provas discursivas sejam corrigidas. O MGI afirma que o calendário do concurso foi estendido para que a banca possa dar conta da nova demanda.

Além do gabarito das perguntas, o cartão-resposta exigia dos candidatos o preenchimento de dados que fizessem a banca identificar qual prova cada pessoa tinha recebido – várias carreiras do CNU tinham provas com questões em ordens distintas umas das outras, o que fazia com que o conteúdo do material fosse o mesmo para os candidatos a uma mesma carreira, mas a disposição das perguntas, não. De acordo com o coordenador de Logística do CNU, Alexandre Retamal, nem todos os que deixaram de registrar algumas informações no cartão foram reintegrados ao concurso. “A gente reintegrou todos os que a gente conseguiu identificar. Quem não marcou a bolinha nem a frase [correspondentes] e tinha uma prova com múltiplos gabaritos, foi impossível identificar”, explicou.

Acordo

O acordo firmado entre os órgãos envolvidos nas tratativas sobre o concurso chegou a três pontos de pactuação. O primeiro trata de se evitar a eliminação dos candidatos que deixaram de atender a alguma diretiva de segurança contida no item 9, letra "f" do caderno de provas. O segundo seria para assegurar a correção, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência, das redações e questões discursivas daqueles que concorrem às vagas para negros que alcançaram a nota mínima exigida pelo edital.

O terceiro ponto do acordo trata de corrigir os editais dos blocos 4 e 5 do CNU para o cargo de ATPS de forma a inserir no regramento do concurso a exigência de prova de títulos na seleção dos candidatos a essas vagas. A mudança atende à Lei n.º 12.094/2009, que criou a carreira de ATPS. A atualização do edital poderá ser conferida na tarde desta quinta, na página do certame: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional

Confira abaixo o novo cronograma do CNU:

25/12/2024 – divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos;
4 e 5/12/2024 – envio de títulos;
de 6/12/2024 a 10/01/2025 – análise de títulos;
9/12/2024 – divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações;
9 e 10/12/2024 – interposição de pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações;
20/12/2024 – divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações;
23/12/2024 – convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros;
6 a 10/01/2025 – perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência;
11 e 12/01/2025 – procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas;
15/01/2025 – resultado preliminar da avaliação de títulos;
15 e 16/01/2025 – prazo para entrar com recurso contra resultado preliminar da avaliação de títulos;
17/01/2025 – divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarou com deficiência;
17 e 18/01/2025 – prazo para interposição de recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência;
11/02/2025 – divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos;
11/02/2025 – previsão de divulgação dos resultados finais.

* Com informações da Agência Brasil

Editado por: Martina Medina
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Injustiça

‘O povo sempre encontra seu caminho’, diz Cristina após confirmação de condenação

EM ISRAEL

Ativista brasileiro Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, está em greve de fome desde domingo

TERRITÓRIOS

Encontro reúne mulheres kilombolas do Pampa para debater participação política e representatividade

TRAMA GOLPISTA

Bolsonaro usa interrogatório no STF para falar com eleitores, analisa advogado

PERIFERIA CRIATIVA

Canoas recebe a exposição Diáspora Returns: um encontro entre África, América e cultura urbana

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.