Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CULTURA NEGRA

Grupo Afro-Sul de Música e Dança celebra 50 anos de história em cortejo no domingo (24)

Evento terá show do Bloco Afro-Sul e da Imperadores do Samba, exposição, gastronomia e feira de economia criativa

22.nov.2024 às 22h40
Porto Alegre (RS)
Redação

O Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão - Maciel Goelzer

No próximo domingo (24), as ruas do Jardim Botânico de Porto Alegre (RS) se tornarão uma grande avenida de carnaval. A partir das 14h, o Bloco Afro-Sul Odomode estará reunido na Praça das Nações para um cortejo em comemoração aos 50 anos do coletivo. O destino final será a sede do Afro-Sul, na Avenida Ipiranga, 3850. No local, serão feitas apresentações musicais e culturais, exposições e lançamentos de projetos que fazem parte do cinquentenário, além de um festival de gastronomia no Ajeum, em uma programação que exalta a cultura, as raízes e o legado construído pelo povo negro no Rio Grande do Sul.

O Grupo Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão. Para celebrar as cinco décadas, o coletivo preparou uma série de comemorações que iniciam em novembro deste ano e seguem em 2025, em homenagens, atividades para adultos e crianças, criação, apresentação de um novo espetáculo e muito mais.

A largada será em 24 de novembro, celebrando com as cores do Afro-Sul, muita música e dança. E um cortejo vibrante com bateria e brincantes que percorre o bairro Jardim Botânico desde a Praça das Nações até a sede do grupo, na Av. Ipiranga.


O Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e de valorização da cultura negra e do direito à livre expressão / Foto: Maciel Goelzer

O desfile do Bloco Afro Odomode propõe as cores preto, verde, vermelho ou amarelo, representando a diversidade dos projetos do Instituto. No dia, também haverá feira de economia criativa, com produtos de um mercado que une tradição e inovação; exposição Nossos passos, de longe pra longe, uma viagem pelas cinco décadas do Afro-Sul com imagens que resgatam memórias afetivas; o Conversas em Roda, reflexões sobre a construção do sujeito negro a partir da arte, com histórias e vivências do Afro-Sul; apresentação de dança, com toda a energia da Cia Afro-Sul, convidando o grupo afro de Nova Prata e a E.S. Realeza; o Ajeum e as delícias da culinária servidas em um coquetel com o sabor de afeto e acolhimento; a apresentação do vídeo 50 Anos, um documentário comemorativo, seguido da entrega do troféu Afro-Sul.

A honraria vai homenagear duas personalidades da cultura afro-gaúcha. O troféu será entrega pelas mãos dos lanceirinhos negros, simbolizando o legado para as gerações futuras. Em seguida, apresentação de final de ano das crianças do Projeto Cultural Nossa Identidade.

Finalizando as celebrações de domingo, a Imperadores do Samba fará uma apresentação com seu grupo Show Imperadores do Samba, o Mar Vermelho e Branco. O encerramento das atividades ficará a cargo da Banda Afro-Sul, com músicas que marcaram os 50 anos do grupo e a participação de músicos convidados que fizeram parte dessa trajetória.

Serviço

Celebração dos 50 anos do Afro-Sul

Data: 24 de novembro

14h – Concentração e saída do Bloco Afro-Sul Odomode / Praça das Nações – Jardim Botânico

16h – Início das atividades na sede do Afro-Sul Odomode – Av. Ipiranga, 3850


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Dívida em alta

Copom eleva Selic pela 6ª vez seguida e empurra gasto com juros da dívida pública para R$ 1 trilhão

Negligência

‘Tragédia anunciada’: MTST protesta contra ViaMobilidade por morte de passageiro no metrô em SP

PARTICIPAÇÃO

Eleições de membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Leopoldo (RS) inicia nesta quinta (8) em meio a divergências

ENTREVISTA

BA: ‘A lei no Brasil foi criada para favorecer alguns e aniquilar outros’, denuncia Cacique Babau

'Privatização mata'

‘Privatização mata’: presidente do Sindicato dos Metroviários de SP exige cancelamento de concessão após morte de passageiro

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.