Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

FRANÇA ENFRAQUECIDA

Chade acompanha países do Sahel e anuncia retirada de militares franceses de seu território

Entre os países da região que pertenciam ao grupo G5-Sahel, criado pela França, resta apenas a Mauritânia 

29.nov.2024 às 15h09
Niamei (Níger)
Pedro Stropasolas

Soldados francês da Operação Barkhane em Faya-Largeau, no Chade - AFP

O Governo do Chade anunciou nesta quinta-feira (28) que irá encerrar a cooperação militar com a França. O anúncio foi feito poucas horas depois da visita ao país do ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot.

O Chade acompanha a decisão de Mali, Burkina Faso e Níger de abandonar o grupo G5-Sahel, criado pela França em 2014 e que permitiu a entrada de militares franceses nos territórios da África do Oeste com o suposto objetivo de combater terroristas na região. Agora, entre os países da região que pertenciam ao grupo G5-Sahel, resta apenas a Mauritânia. 

País sem litoral, o Chade enfrenta ameaças de milícias como o Boko Haram, e faz fronteira com os países da Aliança do Estado do Sahel (AES), que já haviam expulsado os franceses de seus territórios e desde então fazem uma cooperação militar mútua para combater os grupos terroristas. A tendência é que o Chade seja acolhido pela AES.

O Ministro das Relações Exteriores Abderaman Koulamallah disse em comunicado de imprensa que a decisão foi tomada após uma "análise profunda" e que irá colaborar com a França para uma "transição harmoniosa". A França tem uma presença militar no Chade, com uma base aérea em N'Djamena e postos avançados em Abéché e Faya-Largeau. 


Anúncio do fim da cooperação militar com a França foi feito após a visita do ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot / Governo do Chade

"Após 66 anos da proclamação da República do Chade, é tempo do país afirmar sua soberania plena e inteira, e redefinir suas parcerias estratégicas de acordo com suas prioridades nacionais", pontuou Koulamallah, no anúncio à imprensa.

O líder militar do Mali, coronel Assimi Goita, considera que a nova Aliança do Sahel "estabelecerá uma arquitetura de defesa coletiva e assistência mútua".

Em entrevista ao podcast semanal de política internacional do Brasil de Fato, O Estrangeiro, Stephanie Brito, analista política da Assembleia Internacional dos Povos, pontuou que a presença de bases militares franceses na região do Sahel é uma forma do país europeu manter o controle sobre suas ex-colônias. Segundo ela, esse controle também é feito através da economia, pois os países não possuem o direito de ter uma moeda local própria.

"Os povos do Sahel têm sofrido muito com esse processo de violência de terrorismo, e eles acreditam que a França tem um papel determinante em estimular esse tipo de desestabilização, porque é um mecanismo para manter o controle francês na região", colocou Brito.

"Nos países que são ex-colônias francesas, há um descontentamento geral com a presença francesa que se mantém nesses países. É algo que está na base da população", completou.

Repercussão nos países vizinhos
 
A decisão do governo do Chade marca mais um passo na perda de domínio de Paris na região. Nos últimos anos, os militares franceses já se retiraram do Níger, em dezembro de 2023; Burkina Faso, em fevereiro de 2023; e do Mali, em agosto de 2022.

A França ainda mantém várias bases militares na Costa do Marfim, Senegal, Gabão e Djibuti, e segundo denunciam movimentos populares, também há forças militares no Benim.

Nesta quinta-feira (28), foi a vez do presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, afirmar, em entrevista ao jornal Le Monde, que “em breve não haverá mais soldados franceses no Senegal”. Desde sua eleição, Faye vem propondo reformas anticoloniais e afavor da soberania nacional. 

O presidente senegalês deu o depoimento relembrando os 80 anos do massacre de Thiaroye, que será relembrado no próximo domingo (1º). Nesta data, em 1944, centenas de fuzileiros africanos foram mortos pelo exército francês no campo de Thiaroy, nos arredores de Dakar, por reivindicarem melhores salários.

“A França escravizou, colonizou e permaneceu. Se invertermos os papéis, será muito difícil imaginar que outro exército possa ter uma base militar na França”, disse o Presidente do Senegal.
 

Editado por: Felipe Mendes
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

MESADA

Bolsonaro diz que deu R$ 2 milhões para custear filho que está nos EUA

ARTIGO 19

Mendonça: redes não podem ser responsabilizadas por postagens ilegais

Protesto

MST realiza atos em Marabá (PA) contra instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins

Bolsonarismo

Falta de unidade pode enfraquecer extrema direita nas eleições de 2026, avalia professor

AMAZÔNIA

‘Aproveitam brechas da lei para roubar terras públicas’, diz secretário do Observatório do Clima sobre grileiros

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.