Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Geral

Crise Climática

Seis meses após maior desastre climático do estado, RS terá ferramenta de alerta

Defesa civil fará uma demonstração neste sábado (30), com alerta para 36 municípios

29.nov.2024 às 13h36
Porto Alegre (RS)
Fabiana Reinholz

Localizado em uma zona de risco, hoje o bairro Navegantes de Arroio do Meio é um lugar abandonado - Foto:Theo Tajes

Em pouco mais de um ano, o Rio Grande do Sul foi atingido por severos eventos climáticos. As enchentes de maio foram o mais impactante: foi o maior desastre socioambiental do estado, atingindo 95% do território gaúcho.

Para especialistas, o país necessita de sistema de alertas antecipados. Diante deste contexto, foi criado, em uma parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Anatel, o Defesa Civil Alerta, uma ferramenta que emite alertas utilizando a rede de sinal de telefonia celular, e que será empregada em casos de desastres extremos e severos.

Em agosto deste ano, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios brasileiros durante 30 dias. Os alertas foram enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

Neste sábado (30), a Defesa Civil gaúcha fará uma demonstração da ferramenta, com o envio de um alerta cell broadcast. No primeiro dia serão enviados avisos para 36 cidades gaúchas. Não é preciso nenhum cadastro prévio.

De acordo com a Defesa Civil, o primeiro alerta será enviado às 15h para o primeiro lote de municípios, que compreende Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.

O segundo envio, previsto para iniciar às 15h05, inclui Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.

Como funciona 

O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso ou sem créditos. Segundo a Defesa Civil do RS, moradores de municípios vizinhos podem receber o alerta, em razão da proximidade das torres de sinal de telefonia.

Ainda de acordo com o órgão, a pessoa só conseguirá continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem. O texto enviado será: "Defesa Civil: Demonstração do novo sistema de alerta de Emergência no Rio Grande do Sul. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta". 

"A Defesa Civil orienta à população para que fique tranquila, pois esse alerta trata-se de uma demonstração da nova ferramenta. O sistema estará disponível para emprego em todo o território gaúcho a partir de 4 de dezembro, e será utilizado apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco iminente à população."

Urgência no sistema de alertas  

Em entrevista ao Brasil de Fato RS em setembro de 2023, o professor de Climatologia e Oceanografia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretor substituto do Centro Polar e Climático da mesma instituição, Francisco Eliseu Aquino ressaltou a necessidade de alertas.

"Está evidente, para nós, que os sistemas de alertas antecipados, uma agenda internacional para que o maior número de países aprimorem, seja também um esforço no Brasil. Isso requer ciência e tecnologia que nós temos, isso requer investimento, isso requer que políticas públicas incentivem essas condições. Acho que isso é um ponto importante frente aos últimos desastres no Rio Grande do Sul. Ampliar e melhorar o sistema de alerta. Em especial a população entender a real mudança climática, os riscos e compreender os riscos das suas localidades e aprender com as distintas comunidades, localidades, a sua forma de comunicar e como fazer essa interação, isso é importante."

Confira Programa Mudanças Climáticas e Eventos Extremos: Estamos preparados?

* Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Defesa Civil do RS

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EXPECTATIVA

Fumaça preta: cardeais não escolhem novo papa na primeira votação

TEATRO

Espetáculo amazonense que celebra culturas latino-americanas estreia pela primeira vez no Sul

CONGRESSO NACIONAL

Câmara afasta deputado bolsonarista por ataques misóginos a Gleisi Hoffmann, em decisão inédita

Multilateralismo

O que esperar do próximo Fórum Celac-China e da visita de Lula a Pequim 

Efeito estufa

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.