Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

ASSISTA

União latino-americana pode ser uma ferramenta de pressão contra as políticas de Trump

Correspondente do Brasil de Fato, Lorenzo Santiago analisou o embate entre Colômbia e EUA no Central do Brasil

27.jan.2025 às 19h01
São Paulo (SP)
Luana Ibelli

Lula esteve em São Vicente e Granadinas para fazer um discurso de abertura da cúpula da Celac e se reuniu com Nicolás Maduro - Ricardo Stuckert / PR

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, anunciou neste domingo que o país "superou o impasse com os Estados Unidos" e vai aceitar receber os voos de deportação de colombianos que estavam irregulares no país.

O embate entre Estados Unidos e Colômbia começou mais cedo no domingo, quando o presidente colombiano, Gustavo Petro, proibiu que dois aviões militares com deportados pousassem na Colômbia. Ele afirmou que os deportados devem ser tratados com dignidade e respeito e que apenas receberia voos civis. A reação de Trump foi imediata: em sua própria rede social, a Truth Social, ele anunciou que iria impor tarifa de 50% sobre produtos colombianos, além de outras sanções e retaliações.

A resposta do presidente Gustavo Petro também foi rápida: em uma longa carta publicada nas redes sociais, Petro se referiu a Trump como "escravista", disse que também elevaria as tarifas dos produtos estadunidenses e que direcionaria as exportações da Colômbia para o resto do mundo.

Após o anúncio de que o impasse com os Estados Unidos foi resolvido, a Casa Branca afirmou que vai suspender as sanções e tarifas contra o país.

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia e o embaixador Daniel García-Peña vão para Washington discutir melhor o acordo de deportação entre os dois países.

No Central do Brasil desta segunda-feira (27), o correspondente do Brasil de Fato na Venezuela, Lorenzo Santiago, repercutiu o embate. Ele conversou com fontes na Colômbia, e afirma que a avaliação geral é positiva quanto ao fato de Gustavo Petro ter se posicionado firmemente contra as políticas de Trump, apesar do poder estadunidense ter prevalecido.

"Para os militantes do governo, do Pacto Histórico, foi um passo positivo e importante do Petro de colocar essas barreiras para os Estados Unidos, mesmo que ao final do dia essas ameaças, esse assédio do governo estadunidense tenha acabado prevalecendo. O governo Trump ameaçou colocar tarifas de 25% sobre os produtos colombianos. Hoje, as exportações da Colômbia são muito mais dependentes dos Estados Unidos do que o contrário, mais ou menos 37,9% das exportações colombianas vão para os Estados Unidos, então teria um impacto tremendo nas exportações dos produtos colombianos", explica.

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), vai fazer uma reunião de emergência na quinta-feira (30) e um dos assuntos em pauta é a migração. Santiago avalia que essa união pode ser uma ferramenta de pressão contrária às políticas de Trump.

"Essa é a principal ferramenta que os países latino-americanos têm hoje, uma união para fazer essa pressão. Assim como Petro sinalizou que faria, todos os países latino-americanos que estejam recebendo esses deportados podem colocar tarifas em produtos estadunidenses. É óbvio que aí você mexe justamente nessa correlação de forças na América Latina, porque têm outros agentes, como os chineses, com interesse em, por exemplo, colocar produtos industrializados, que são o principal ponto de exportação dos Estados Unidos, para nós, latino-americanos. Mexer com isso facilita a vida dos chineses, por um lado, mas justamente coloca barreiras para os Estados Unidos não imporem esse tipo de medida."

Confira a entrevista e outros assuntos no programa completo, disponível no YouTube do Brasil de Fato.

Veja também

O Itamaraty também vai pedir explicações ao governo estadunidense pelo tratamento degradante oferecido aos deportados. Cidadãos brasileiros foram algemados e acorrentados em voo de volta.

E ainda: milhares de palestinos começam a voltar para o norte da Faixa de Gaza.

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.

Editado por: Nicolau Soares
Tags: donald trump
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Glauber Braga

Em Curitiba, Glauber diz que caravana é a luta popular contra o poder oligárquico

VIOLÊNCIA INCESSANTE

Defesa Civil palestina registra 28 mortos em ataques perto de hospital em Gaza

ENCHENTES NO RS

Casas provisórias em Canoas (RS) devem ser concluídas até 15 de maio, afirma prefeitura

VISIBILIDADE

Exposição ‘Quilombos do Vale do Jequitinhonha’ resgata memória e valoriza cultura quilombola em MG

Moradia

União anuncia que vai interromper cessão do terreno da favela do Moinho para Tarcísio de Freitas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.