Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

Fé e Luta

Programa especial reúne artistas e lideranças vinculadas a Romaria da Terra do RS

Encontro foi realizado na residência de Antonio Gringo e Regina Wirtti, para 'afinar as vozes e os violões'

30.jan.2025 às 19h08
Porto Alegre (RS)
Marcos Antonio Corbari

Parte do grupo de músicos que participou da gravação do programa especial - Divulgação

Cerca de duas dezenas de artistas e lideranças vinculadas a algumas das organizações que integram a comissão responsável pela Romaria da Terra do RS se reuniram na última semana para gravar um programa especial. “Afinando as vozes e os violões para a Romaria” será apresentado em três horários nas redes sociais dos participantes, trazendo canções e reflexões a partir do tema “Reconstruir a Casa Comum com Fé, Esperança e Solidariedade”.

A 47ª edição da Romaria da Terra do RS será realizada em Arroio do Meio, no dia 4 de março (terça-feira, feriado de Carnaval), enquanto o programa especial será veiculado neste domingo (2). A produção tem objetivo de divulgar a romaria e apresentar para uma audiência ampliada os temas que serão objeto de reflexão na atividade.

"Aqui em casa a porta parece ter vida própria, porque ela sempre se abre para acolher estes companheiros e companheiras de jornadas, de lutas e de tantas romarias", registrou Regina Wirtti ao dar as boas vindas ao grupo que agitou a pacata localidade do Cafundó, interior de Estrela (RS), onde ela e o marido Antonio Gringo residem.

O time de músicos convidados para participar do programa reúne nomes históricos e representantes da nova geração, a começar pelos anfitriões Antonio Gringo e Regina Wirtti e contando com nomes como Sérgio Rosa, Jair Medeiros, Luiza e Luciana Bassegio, Ana e Clara Chittó, Andrei Oss-Emer e Ave Cantadeira. A apresentação ficou a cargo do poeta Odilon Ramos.

"Quem assistir ao programa vai notar um certo clima de Vida no Sul”, afirma Odilon Ramos, lembrando o programa que por quase dez anos foi produzido por algumas das pessoas que estavam ali presentes. “Quem sabe esse encontro não se torna uma sementinha para uma retomada?”, deixou a pergunta no ar.

Entre as lideranças convidadas a deixar seus depoimentos no programa, estão nomes como Dom Itacir Brassani (bispo de Santa Cruz do Sul), Frei Wilson Dallagnol (autor do livro Romarias da Terra no RS), Léia Chittó e Lari Hoftetter (Missão Sementes de Solidariedade), Maurício Queiroz e Oldi Jantsch (da Comissão Pastoral da Terra da diocese de Santa Cruz do Sul), padre Alex Kloppemburg (integrante da comissão pró-beatificação de Sepé Tiarajú), Dieni Berté Schwendler (assistente social), Luiz Antonio Pasinato (integrante da coordenação da CPT no RS), padre Alfonso Antoni (pároco de Arroio do Meio) e Frei Sérgio Görgen (diretor do Instituto Cultural Padre Josimo).

"Deixamos dois convites aqui, um primeiro para quem puder acompanhar em nossas redes o programa especial no próximo domingo, dia 2 de fevereiro, comentando e compartilhando a transmissão. Um segundo e mais importante, para que nos encontremos pessoalmente em Arroio do Meio no dia 4 de março, para a caminhada da Romaria da Terra no território atingido pela enchente e a grande celebração que será realizada na praça central de Arroio do Meio", assinala Frei Sérgio.

O programa será veiculado em três horários, por diferentes redes:

 8h: Facebook e Youtube da Comissão Pastoral da Terra, Cáritas e Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara.

10h: Facebook e Youtube da Romaria da Terra, programa Vida no Sul, Rede Josimo e Movimento dos Pequenos Agricultores.

14h: Facebook e Youtube da Rede Soberania e do Brasil de Fato RS.

Também será compartilhada uma versão compacta do programa através do Instagram das organizações envolvidas na produção do programa.


Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Disputa na esquerda

Bolivianos marcham em apoio a candidatura de Evo para as eleições e são reprimidos pela polícia

COMBATE À FOME

Pernambuco chega a 200 cozinhas comunitárias, fruto de parceria entre prefeituras e Governo do Estado

marcha da maconha

No Ceará, movimentos sociais lutam pela regulamentação da Cannabis para fins medicinais

Ataque dos EUA

Aliança estratégica: Venezuela teve apoio da Rússia, China e Irã no período mais duro da crise e quer ampliar relações

Crime

Morre em Brasília Antério Mânica, um dos mandantes da Chacina de Unaí

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.